O Núcleo Fronteira Oeste de Criadores de Hereford e Braford irá se reunir na planta industrial do FRIGOESTE, para uma programação em duas etapas.
Nesse dia, os integrantes do núcleo presidido por Ricardo Duarte, atualmente contando com 50 participantes das cidades vizinhas (Alegrete, Quaraí, Uruguaiana, Itaquí, Massambará, Barra do Quaraí, Manoel Vianna e São Francisco de Assis), terão oportunidade de apreciar um lote de novilhos destinados ao abate, para avaliar os animais ainda vivos quanto ao seu presumido potencial para o corte. Os novilhos estarão identificados por números, com o que cada sócio do núcleo poderá indicar sua seleção e preferências. Simultaneamente, o Médico Veterinário Mário Macedo, que na última Expofeira de Uruguaiana foi o responsável pelo julgamento dos animais dessas raças, dará continuidade ao seu trabalho técnico, indicando seus animais preferidos conforme sua experiência como encarregado de selecionar as carcaças dos animais destinados a inscrever-se no Programa “Carne Pampa”, realizado até então no Frigorífico Mercosul, de Bagé.
À noite, no restaurante Casa D’Itália, haverá uma palestra técnica sobre o assunto, seguida de um jantar de confraternização. No dia seguinte, 28, quinta-feira, pela manhã, os concorrentes do evento poderão acompanhar a avaliação final (pós morte) do animais, com a divulgação do resultado efetivo obtidos pelos mesmos “no gancho”.
Essa programação é uma rara oportunidade para criadores e técnicos, desenvolvida em função do firme propósito dos integrantes do Núcleo Fronteira Oeste de Criadores de Hereford e Braford em selecionar os animais de seus rodeios com vistas ao objetivo primordial da criação bovina, autorizando seu Conselho Técnico a proceder com rigor na avaliação dos animais dentro das propriedades no futuro, com o que será possível apresentar nos anos seguintes um grande número de reprodutores em leilões oficiais da entidade, com reconhecido valor genético.
Fonte: Núcleo Fronteira Oeste de Criadores de Hereford e Braford