Grupo de criadores constrói sua sede e já organiza leilão em Itapetininga, SP
Para disseminar a raça na região sudoeste de São Paulo e aprimorar os plantéis da raça Piemontesa, um grupo de criadores fundou em janeiro deste ano o Núcleo de Criadores de Piemontês. As ações de fortalecimento estão baseadas na participação em eventos para divulgação da raça, provas para testes dos animais e dias de campo para que novos criadores conheçam as potencialidades do Piemontês. O Núcleo conta com o apoio da Associação Nacional da Raça.
“Queremos, com ações regionais, fortalecer e divulgar ainda mais a raça”, afirmou o presidente da entidade e criador, Ezequiel Antonio Cavalari, da Agropecuária Morumbi. Cavalari comenta que a divulgação tem objetivo de mostrar as qualidades comprovadas do Piemontês como fertilidade, ganho de peso, aproveitamento de carcaça e resistência ao calor. “Além de um trabalho com criadores de rebanhos puros, queremos incentivar ainda mais o cruzamento entre Piemontês e as raças zebuínas. Temos como provar as vantagens através de pesquisas e resultados de nossos rebanhos”, completou.
A primeira iniciativa do grupo será a construção de uma sede no parque de exposições de Itapetininga, SP. A casa será inaugurada no dia 19 de abril, sábado, na abertura da feira anual da cidade. “Faremos reuniões e comemorações durante a exposição, porém, a sede funcionará como um centro de atividades durante o ano todo”, afirmou o presidente.
Além da casa, o grupo de criadores organizará a terceira edição do leilão “Festa Bambina Show”. O remate já é um evento tradicional entre os criadores da raça. No ano passado foi o leilão que mais vendeu animais e atingiu a maior média entre as fêmeas jovens. Previsto para às 14h, também no dia 19, o leilão ofertará 21 animais de selecionada genética. Serão sete bezerras de até oito meses, conhecidas como as “bambinas campeãs”, cinco prenhezes de vacas Campeãs com filhas Campeãs e 10 matrizes de elite.
A “Festa Bambina Show” já é um remate diferenciado e conhecido entre os criadores, pela oferta de animais que cumprem a promessa de se tornarem campeões. Um dos exemplos é a fêmea Quércia da Apil, vendida em 2000, que no ano seguinte, tornou-se campeã do ranking nacional. Além disso, o remate reserva surpresas, como o julgamento das bezerras por técnicos, criadores e interessados, e a distribuição de bônus entre os compradores.
Fonte: Toc Boi Assessoria de eventos