Desde o seu lançamento, várias vantagens do Capim Paraíso têm sido ressaltadas, principalmente seu potencial de produção e a possibilidade de plantio por sementes. Na última Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Vilela et al. (2002) apresentaram os resultados de um experimento onde se determinou o efeito da altura de corte sobre a produção e valor nutritivo desta gramínea.
O experimento foi desenvolvido em Igarapé – MG, em uma fazenda experimental da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. As alturas de corte testadas foram: 0, 20, 40 e 60 cm. O intervalo entre cortes foi de 45 e 60 dias para o período das águas e da seca, respectivamente. A Tabela 1 mostra a produção de matéria seca e a porcentagem de proteína bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido do Capim Paraíso quando submetido às alturas de corte testadas. A partir dos resultados obtidos, os autores concluíram que a produção de matéria seca do Capim Paraíso é maior com cortes mais altos e que a altura de corte não influencia o valor nutritivo desta gramínea.
Tabela 1: Médias de produção de matéria seca (MS), de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e de fibra em detergente ácido (FDA) do Capim Paraíso submetido a quatro alturas de corte.
Comentário dos autores: o Capim Paraíso é um híbrido entre o Milheto (Pennisetum glaucum) e o Capim Elefante (Pennisetum purpureum). A possibilidade de se obter híbridos de Capim Elefante e Milheto que aliassem o elevado potencial de produção do primeiro e a capacidade de produzir sementes viáveis do segundo foi bastante explorada em algumas regiões do Estados Unidos. A principal dificuldade encontrada nestes programas, no entanto, foi a baixa persistência dos híbridos obtidos. Infelizmente, o experimento desenvolvido por Vilela et al. (2002) é de curta duração e não permite uma avaliação da persistência deste capim em condições de campo. O período curto de avaliação, aliás, é uma característica comum à maior parte dos experimentos relacionados ao Capim Paraíso.
Como o Capim Paraíso têm despertado o interesse de técnicos e produtores, é importante que ele continue sendo avaliado em instituições de pesquisa que desenvolvam, principalmente, experimentos de longa duração.
2 Comments
Boa noite,parabens pelo trabalho e informações sobre o capim paraíso.E gostaria de saber qual porcentagem de MS em relação à matéria verde,e as calorias? ou seja a energia.
ATT: José roberto
qual a idade para o primeiro corte do capim paraíso? pode ser plantado no RJ devido o clima quente?
um grande abraço josé Roberto