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O CEPEA e a comercialização de carne bovina

Ontem tivemos a oportunidade de participar do primeiro Workshop CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Agrícola - ESALQ/USP) de Comercialização de Carne Bovina.

Ontem tivemos a oportunidade de participar do primeiro Workshop CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Agrícola – ESALQ/USP) de Comercialização de Carne Bovina.

A criação do CEPEA e a parceria estabelecida entre ele e a BM&F (Bolsa de Mercadoria e Futuros) deve ser considerada um marco na história da cadeia da carne bovina brasileira. Acompanhamos relativamente de perto as dificuldades iniciais de um grupo de jovens idealistas orientados pelo Professor Geraldo, em quebrar barreiras para conseguir levantar dados e informações confiáveis para o estabelecimento dos preços médios praticados nas diferentes praças de comercialização de boi gordo (inicialmente algumas poucas em um ou dois estados, mas hoje, espalhadas e representativas dos principais estados produtores).

Amparados em metodologia adequada, em transparência total do método de coleta e de processamento dos dados e das informações e em uma honestidade de propósitos a toda prova, o chamado hoje Índice ESALQ do boi gordo tem servido como referência, tanto para acompanhamento do mercado do boi gordo, como para o estabelecimento de uma nova modalidade de comercialização, através de acordos e de contratos, importantes para o desenvolvimento das chamadas cadeias mercadológicas. É importante registrar que o Coordenador do Workshop, Sérgio de Zen, era um dos jovens idealistas que tivemos a oportunidade de conhecer no início dos trabalhos do CEPEA.

Comercialização de Carne Bovina no Brasil tem sido um assunto muito espinhoso. As relações entre os componentes da cadeia (players?) têm sido tão desgastantes que eles não têm conseguido criar entidades e mecanismos eficientes para representar os interesses maiores da cadeia e promover a carne bovina. Porém, provavelmente em razão das crises que o setor tem passado, tem ocorrido pelo menos uma boa vontade em apresentar, discutir e acertar as diferenças entre os componentes da carne bovina.

Apesar de não terem sido abordados todos os problemas e nem feitas propostas objetivas para aperfeiçoar os mecanismos de comercialização da carne bovina no Brasil, o Workshop serviu para mostrar que existe necessidade urgente de se criar um fórum para discussão e proposição de medidas e ações concretas para melhorar e tornar mais justas as relações comerciais entre os integrantes da cadeia da carne bovina.

O CEPEA tem todas condições e qualificações para colocar os diferentes agentes frente a frente para uma discussão transparente dos problemas que estão prejudicando uma relação mais harmônica entre eles.

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