Como o líder consegue parar de se ocupar com o operacional, mas garantindo o correto funcionamento da fazenda?
Para isso, é necessário primeiro que o líder pense muito no operacional, ou seja, que ele tenha claro quais são os processos certos, as regras certas, as pessoas certas, treinadas e alinhadas.
Quanto mais essa engrenagem de sistemas e processos, da maneira de trabalhar, da forma como as pessoas pensam estiver alinhada, ou seja, quanto mais o sistema estiver engrenado como um todo, menos a necessidade da presença da liderança mandando.
Agora, quando não existem clarezas de funções, pessoas treinadas, processos, não há como tudo funcionar de forma engrenada.
É verdadeira a afirmação de que o proprietário de uma fazenda média ou grande tem que sair do operacional, mas isso não significa abandonar o operacional, mas sim, transformá-lo em processos, métodos, sistemas e equipe capacitada.
A maioria das pessoas não sai do operacional porque está viciada naquelas atividades, mas também, porque isso gera uma falsa sensação de poder, ou seja, ela sente que se está micro-gerenciando tudo, tem o poder de controlar tudo.
Porém, o grande poder consiste em conseguir criar um sistema com sua inteligência e experiência, que funciona mesmo se ela não estiver lá olhando os detalhes.
Sair do operacional significa fazer as coisas mais difíceis, que consistem em pensar de forma estruturada, desconstruir o que vem sendo feito, revisar os passos, entender seus próprios pensamentos para que possam ser repassados para a equipe. Isso não é feito de forma automática, precisa ser feito de forma intencional.
Siga-me no Instagram: @mcavalcanti.
Fonte: AgroTalento.