Associação Brasileira de Hereford e Braford lança calendário
7 de janeiro de 2003
MT isenta de ICMS carnes, arroz e feijão
9 de janeiro de 2003

O marketing da carne e o SIC

O Brasil é um país privilegiado no setor mundial de carnes, tendo o maior rebanho comercial do mundo, baixo custo de produção, criação a pasto e ocupando hoje a posição de terceiro maior exportador mundial de carnes, detendo também o maior potencial de crescimento dentre os países produtores. No âmbito nacional, apesar de ser a proteína de origem animal mais consumida devido à nossa cultura alimentar, a carne bovina vem perdendo espaço no prato do consumidor, face à falta de divulgação de informações corretas. Para melhorar a imagem da carne e frear esta perda de mercado, faz-se necessário um trabalho de marketing bem conduzido e articulado, que deve ser conduzido por um órgão que congregue os objetivos comuns da cadeia.

O SIC – Serviço de Informação da Carne é uma associação sem fins lucrativos que visa informar aos consumidores as características, benefícios e qualidades da carne bovina. O SIC representa uma inédita união dos diversos elos da cadeia da carne produtiva brasileira em torno de um ideal comum de melhoria de imagem de seu produto. Em atividade desde setembro de 2001, o SIC hoje já está estruturado juridicamente, tem diretoria e conselheiros eleitos e conta com algumas das principais lideranças da cadeia produtiva de carne brasileira.

O site do SIC na internet (www.sic.org.br) disponibiliza as mais diversas informações a respeito de carne, desde orientações de compra, manipulação, conservação, dicas culinárias, cortes bovinos, informações nutricionais, dicas de churrasco, etc. Em novembro de 2002, o SIC foi formalmente lançado à imprensa, o que já gerou uma série de artigos em revistas e jornais divulgando tanto a entidade quanto os benefícios da carne bovina em si, comprovando que há forte demanda para informações sobre carne na imprensa.

Sendo assim, o SIC tem a comunicação como uma ferramenta de seu plano de marketing, e é através dela que vem orientando os consumidores, preparando-se para atender os diferentes grupos de consumidores (crianças, adolescentes, gestantes, cardiopatas, terceira idade, etc) e formulando estratégias de comunicação específicas a fim de criar ou manter uma identidade entre o consumidor e o produto.

O SIC está executando seu papel no sentido de informar a respeito de carne para ampliar o conhecimento dos consumidores, e conseqüentemente gerar maior demanda. Porém, este esforço não será o bastante se o setor como um todo, em cada um de seus elos, não fizer a sua parte para garantir a qualidade constante do produto. Além disto, os assuntos relacionados ao marketing da carne devem ser uma preocupação constante de todos os envolvidos no setor produtivo.

Conforme afirmou o Vice-Presidente Internacional do SIC, Sr. Nelson Pineda, “O SIC participará ativamente para induzir a formação de parcerias de agregação de valor ao produto carne bovina, incentivará a integração da cadeia produtiva, criará sistemas de informação ao consumidor e incentivará todos os processos que permitam ao Brasil adaptar-se às novas exigências da comunidade internacional e as novas tendências do mercado interno”. E são estes os desafios do SIC para 2003.

Bibliografia

O Marketing da Carne Bovina, uma ação coordenada do SIC – Nelson Pineda, publicado no Site Beefpoint.

Se você ainda não faz parte desta iniciativa, entre em contato!

O endereço de contato do SIC é:

SIC – Serviço de Informação da Carne
Av. Francisco Matarazzo, 455
Prédio 29 – Parque da Água Branca
05001-900 – São Paulo – S.P.
Tel (11) 3872 2337
Fax (11) 3872 1297
E-mail: sic@sic.org.br

Os comentários estão encerrados.