Ter uma estratégia é, segundo os grandes mestres da administração no Brasil e no mundo, um dos pontos fundamentais para a sobrevivência de qualquer empresa.
A importância da estratégia se eleva à medida que os avanços tecnológicos tornam os acontecimentos globais mais rápidos. Hoje os produtos possuem menor tempo de vida e, as empresas também. O principal “antídoto” contra essa tendência de vida curta das empresas é uma boa estratégia aliada à uma boa administração.
Importância e definição
Mas, somente a existência da estratégia não é suficiente para o sucesso.
Existem outros fatores que, juntamente com a estratégia, determinam o sucesso de uma organização. A atenção deve ser dada a todos os pontos da administração, principalmente àqueles que permitem que os objetivos sejam alcançados.
A estratégia pode ser definida como o conjunto de objetivos de uma organização e a forma de alcançá-los.
A elaboração estratégica tem como principais funções:
– Conhecer as condições da organização;
– Definir em quais condições a empresa deverá estar num determinado período de tempo;
– Elaborar o melhor plano para atingir as condições almejadas;
– Garantir que se consiga atingir essas condições.
Portanto, estratégia é definir o que fazer, os objetivos a alcançar e como alcançar.
Nexo essencial da estratégia
É muito comum associar a estratégia apenas à definição dos objetivos e propósitos essenciais da empresa. Porém, essa etapa é apenas uma de várias dentro da formulação estratégica.
Observe, na figura 1, o nexo essencial da estratégia e as grandes fases que estão envolvidas.
Todas as fases são igualmente importantes, portanto, observe que a estratégia engloba todos os níveis administrativos da empresa: operacional, gerencial e estratégico.
Direcionamento
O direcionamento da empresa é basicamente composto pela enumeração dos valores, a elaboração da missão e o estabelecimento dos principais objetivos.
Os valores e a missão da empresa formam a ideologia essencial, enquanto os objetivos, e as metas, compõem o futuro imaginado pela organização. A ideologia essencial e o futuro imaginado formam o que se chama de visão da empresa. É a visão que diferencia os visionários, que se antecipam aos fatos, daqueles que apenas reagem às mudanças. São fundamentais às organizações. A importância prática dos conceitos de visão, missão e valor são incontestáveis.
Todas as organizações têm um conjunto de valores essenciais, mesmo que eles não estejam escritos. São princípios básicos e duradouros da empresa, princípios que serão preservados mesmo que se tornem desvantagens competitivas.
Os valores essenciais não precisam necessariamente ser humanistas ou “politicamente corretos”, por exemplo. O importante é que existam.
A missão da organização é a sua razão de ser. A missão deve refletir as motivações idealistas das pessoas para impulsionar o funcionamento da empresa. Deve representar um ponto de orientação a ser atingido; sempre perseguido e nunca alcançado.
Valores e missão são importantes ferramentas para motivar as pessoas a buscarem um objetivo comum. Contribuem também para a seleção de quem entrará na organização.
Os valores já existem, o importante é definir aqueles que são verdadeiramente cultivados com paixão. A missão tem que ser autêntica, inspiradora e praticada no dia a dia. Os objetivos, por sua vez, serão concretos e mensuráveis. Devem ser desafiadores e realistas.
Visualizar o futuro e planejar para que ele aconteça da melhor forma para organização é extremamente saudável.