As obras da primeira fase do projeto de construção do Centro de Tecnologia do Couro (CTC), localizado junto a Embrapa, já iniciaram. O projeto prevê a construção de dois blocos, avaliados em R$ 2,5 milhões. O primeiro bloco (R$ 513 mil) será destinado ao curtume de couro bovino e peles exóticas como, por exemplo, a da rã, peixe e jacaré. A obra deve ficar pronta em julho deste ano, junto com a área destinada a tratamento dos efluentes, segundo o presidente do CTC, Jaime Elias Verruck.
Na segunda fase do projeto, que ainda depende de negociações com o Governo do Estado e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e inicia ainda neste primeiro semestre com a conclusão das obras até dezembro.
De acordo com Verruck, Mato Grosso do Sul produz cerca de 15 mil couros por dia, que é subaproveitado. O Estado exporta esse couro da seguinte maneira: metade é wet blue e os outros 50% são exportados para outros Estados in natura. “Porém, com a tecnologia à disposição, o produtor não vai cuidar apenas da carne, mas também do couro”.
Fonte: Correio do Estado/MS (por Vera Halfen), adaptado por Equipe BeefPoint