Relações de troca recordes
31 de maio de 2004
Abiec assina convênio com Apex para ampliar exportações
2 de junho de 2004

OIE e FAO se unem para combater doenças animais

As doenças animais transnacionais estão aumentando, afirmaram a Organização Internacional de Epizootias (OIE) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Como resultado disso, ambas as entidades decidiram fortalecer sua colaboração ao combate as enfermidades.

Ambas as agências alertaram que as doenças animais que estão se disseminando entre os países, como febre aftosa e influenza aviária, estão tendo severos impactos econômicos e sociais. A FAO e a OIE convidaram diversos países e doadores a investirem mais no controle de doenças animais contagiosas.

A FAO e a OIE decidiram determinar um sistema global de informações e de advertência precoce sobre essas doenças animais altamente contagiosas. “Em uma situação de emergência, a rápida distribuição de informações e uma melhor coordenação entre os países é essencial para controlar as doenças contagiosas. Isso ajudará a proteger as pessoas contra doenças de origem animal e prevenir contra o risco de doenças que se disseminam para outros países”, disseram as instituições.

O novo acordo entre a FAO e a OIE, assinado no final do mês passado, esclarece a área de competência das duas agências e melhorará o sinergismo entre as mesmas. Enquanto a OIE é um órgão que coleta informações oficiais fornecidas pelos países, determina padrões e diretrizes e lança recomendações sobre segurança no comércio internacional de animais e produtos de origem animal, saúde e zoonoses, a FAO aconselha os países sobre boas práticas agrícolas, controle de doenças e métodos de erradicação. Ambas as agências prestam assistência a países na construção de seus sistemas de vigilância e alerta precoce.

Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.