Campanha Montana custo zero ganha prêmio de marketing direto
20 de maio de 2003
Caso de vaca louca pode ter impacto negativo
22 de maio de 2003

OIE incluiu Rondônia em zona livre de aftosa com vacinação

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) aprovou, em sua reunião plenária realizada ontem (20), em Paris, a inclusão de Rondônia na zona livre de febre aftosa com vacinação. Antes, em novembro de 2002, a Comissão de Febre Aftosa e Outras Epizootias da OIE havia aprovado o relatório de ampliação da zona livre, incluindo Rondônia.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou o estado como área livre da aftosa em 22 de outubro de 2002. Hoje o diretor do Departamento de Defesa Animal do Mapa, João Cavallero, receberá a certificação da área em sessão oficial da OIE, que reúne 164 países.

Agora, das 180 milhões de cabeças do rebanho brasileiro, 161 milhões estão em áreas livre da aftosa. Até então, os estados reconhecidos pela OIE como livres da doença com vacinação eram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O único estado declarado, nacionalmente, como zona livre sem vacinação continua a ser Santa Catarina.

A doença estará totalmente extinta do território nacional até dezembro de 2005, segundo o cronograma do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).

Representação

A Comissão das Américas da OIE elegeu o diretor João Cavallero como seu 1o vice-presidente. O organismo deve aprovar a candidatura do médico veterinário Jorge Caetano como membro da Comissão Mundial do Código Zoosanitário.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.