Fechamento 11:45 – 28/05/02
28 de maio de 2002
Mapa estenderá campanha nacional de controle da brucelose e tuberculose a todo País
3 de junho de 2002

OIE sugere alterações no código zoossanitário

A Organização Internacional de Epizootias (OIE) apresentou ontem, durante reunião ordinária, em Paris, na França, sugestões para alteração do Código Zoossanitário Internacional. De acordo com o secretário da Agricultura do Estado, Ângelo Menegat, os delegados dos países membros aprovaram a redução de 24 para seis meses do período necessário para que um país retome o status de zona livre de febre aftosa com vacinação após o foco. A condição é que sejam sacrificados todos os animais em um raio de três quilômetros, seja feita vacinação de emergência e sorologia sem registro de soropositivos. “É um absurdo continuar enterrando animais saudáveis”, criticou o secretário.

A proposta de Uruguai e Argentina de reconquista do status sanitário em 12 meses, somente com vacinação, sem sacrifício nem mesmo dos doentes, acabou rejeitada. Na reunião das Américas, o Uruguai não pediu a unificação das ações de combate no continente como tinha informado o consulado.

Também ficou definido no encontro que, até o final do próximo ano, a Argentina será a titular da representação da OIE no continente. A organização apresentará hoje um informativo geral sobre a situação zoossanitária mundial em 2001 e 2002.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.