Mercados Futuros – 25/07/07
25 de julho de 2007
Programa de Capacitação fortalece a cadeia produtiva de carne bovina em MS
27 de julho de 2007

Ombudsman da União Européia rejeita queixa irlandesa

A queixa de 12 associações de agricultores do Reino Unido e da Irlanda contra a carne brasileira não será sequer examinada pelo ombudsman ou provedor de justiça da União Européia (UE). Ele considerou o pedido "inadmissível" e defendeu que os pecuaristas deveriam ter esgotado as conversações com o comissário europeu de saúde e proteção do consumidor da UE, Markos Kyprianou, antes de reclamar dele.

A queixa de 12 associações de agricultores do Reino Unido e da Irlanda contra a carne brasileira não será sequer examinada pelo ombudsman ou provedor de justiça da União Européia (UE). Ele considerou o pedido “inadmissível” e defendeu que os pecuaristas deveriam ter esgotado as conversações com o comissário europeu de saúde e proteção do consumidor da UE, Markos Kyprianou, antes de reclamar dele.

Segundo Assis Moreira, do Valor Econômico, os produtores preferiram recorrer ao ombudsman porque o comissário já avisou que não pretende embargar as carnes brasileiras. Kyprianou assumiu “total responsabilidade” sobre a importação da carne do Brasil e disse que toma suas decisões com base em elementos de “saúde pública”, não em “considerações comerciais ou econômicas”.

Os comentários estão encerrados.