Escolhido o novo Ministro da Agricultura
30 de junho de 2006
Análise das exportações de carne bovina até maio de 2006
4 de julho de 2006

OMC: EUA afirma que já fez proposta de corte em subsídios

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Mike Johanns, declarou que os EUA já fizeram uma proposta de “real” redução nos subsídios concedidos a seus agricultores, em uma indicação de que o governo americano não estaria disposto a fazer nenhum movimento adicional. Johanns claramente desdenhou a indicação da União Européia de que poderá promover um corte de tarifas agrícolas similar ao exigido pelo G-20.

“Há ainda lacunas nesse posicionamento. Por exemplo: eu não sei, você não sabe e ninguém pode determinar o que significa acesso a mercado agrícola se não é dito nada sobre a quantidade e o tratamento aos produtos sensíveis e aos especiais e às salvaguardas especiais. Sem esses pontos, nada avançará”, afirmou Johanns em entrevista à imprensa.

Johanns declarou ainda, que o corte de tarifas sugerido pelo G-20 (média de 54%, o que significaria redução de 51% nos porcentuais aplicados pelos europeus) é insuficiente para a Rodada Doha alcançar seus objetivos de promover o desenvolvimento.

O secretário americano ressaltou que os negociadores europeus, ao exigirem como contrapartida a esse corte tarifário uma melhor proposta dos EUA de redução de subsídios domésticos, “estão ignorando a realidade do programa agrícola americano” e da oferta posta sobre a mesa de negociações em outubro passado. Conforme defendeu, essa oferta prevê o corte de 60% na caixa âmbar, que inclui os subsídios aos agricultores considerados distorcivos ao comércio internacional.

Nas contas de Johanns essa posição derrubaria os subsídios de US$ 19 bilhões para US$ 7,6 bilhões anuais. “Acredite: é um corte real, que vai direto ao coração do nosso programa agrícola”, argumentou.

Os comentários estão encerrados.