Inicia-se o curso Leis trabalhistas no campo – evitando ações trabalhistas
25 de setembro de 2006
Contratação de veterinário é uma relação não empregatícia?
27 de setembro de 2006

OMC: produtores da UE querem regras ambientais

Os europeus acusam os brasileiros de desmatar a floresta tropical para expandir a produção. Também pedem nova lei para garantir que todos os países tenham o direito de ser auto-suficiente no setor. A declaração foi feita ontem pelo presidente da Confederação de Cooperativas Agrícolas da Europa, Rudolf Schwarzbock, em evento na OMC. Os produtores europeus insistem que a OMC deve incluir regras ambientais e de saúde animal em suas leis.

Em mais um capítulo da ‘guerra’ entre Brasil e UE nas questões agrícolas, os europeus acusam os brasileiros de desmatar a floresta tropical para expandir a produção. Também pedem nova lei para garantir que todos os países tenham o direito de ser auto-suficiente no setor. A declaração foi feita ontem pelo presidente da Confederação de Cooperativas Agrícolas da Europa, Rudolf Schwarzbock, em evento na OMC. Os produtores europeus insistem que a OMC deve incluir regras ambientais e de saúde animal em suas leis.

Usando dados do Greenpeace, ele afirmou que em três anos o Brasil destruiu 70 mil km² de floresta, o que equivale a uma vez e meia o território da Suíça. “Isso é o que o livre comércio vai gerar se outras preocupações (ambientais) não forem consideradas”, ressaltou.

Declarando abertamente ser contra a abertura dos mercados para a agricultura, Schwarzbock ainda defendeu a manutenção dos milionários subsídios aos produtores na Europa. “Se não fizermos isso, uns poucos países vão dominar o comércio agrícola”, apontou, dizendo que em países pobres a agricultura desaparecerá.

Por isso, ele defende a introdução de salvaguardas para evitar importações todas as vezes que países virem seus interesses vitais ameaçados. Outra proposta é estabelecer padrões mínimos de auto-suficiência na produção agrícola, informou O Estado de S.Paulo.

Os comentários estão encerrados.