O tratamento diferenciado na Rodada de Doha para importações de carnes bovina e de frango pela UE deve estar na pauta da reunião de sexta-feira e sábado, no Rio, entre o comissário de comércio da UE, Peter Mandelson, o ministro brasileiro Celso Amorim, o representante comercial americano Rob Portman e o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy.
Em discussões bilaterais com o Brasil, a UE tem sinalizado que pode dar tratamento especial para os produtos que têm elevado comércio extra-cota, ou seja, que são submetidos a tarifa cheia quando entram no mercado comunitário.
Para analistas, a negociação na OMC deveria resultar em cotas de pelo menos 300 mil toneladas para frango e 200 mil toneladas para carne bovina com tarifa menor. Essas cotas seriam para todos os exportadores, mas os europeus acham que o Brasil seria o principal beneficiado. As informações são de Assis Moreira, para o Valor.