A ferramenta inicial de qualquer planejamento de utilização da propriedade é sem dúvida um mapa. Nem que seja um rascunho rabiscado sobre a planta das divisas!
Para fazer orçamentos, conhecer a capacidade de suporte, lotação, produtividade ou, posteriormente, saber o retorno de qualquer recurso empregado, necessita-se de medidas de área.
Com a tecnologia do GPS (sistema de posicionamento global) mais barata e acessível, a confecção de mapas ficou extremamente facilitada e hoje em dia, não se justifica trabalhar com tanto “chute” numa fazenda, seja ela de agricultura ou pecuária.
O nível de precisão depende do equipamento empregado, mas na grande maioria das situações, mapas gerenciais e planejamento de divisões podem ser feitos a custos muito reduzidos, estando acessível mesmo aos pequenos produtores.
Aproveite essa época do ano para fazer esses levantamentos e certamente você poderá planejar com mais acurácia os investimentos da próxima safra.