Provas de ganho de peso validadas cientificamente comprovam que os bovinos tratados com Onyx têm resultados médios 15% superiores aos animais tratados com ivermectina concentrada e 25% superiores aos que recebem ivermectina a 1%.
Provas de ganho de peso validadas cientificamente comprovam que os bovinos tratados com Onyx têm resultados médios 15% superiores aos animais tratados com ivermectina concentrada e 25% superiores aos que recebem ivermectina a 1%.
A partir do lançamento do Onyx há pouco mais de um ano, a fabricante Fort Dodge monitorou os resultados do produto a campo por meio de provas de ganho de peso (PGP) em propriedades de diversas regiões do País. As avaliações compararam o desempenho produtivo de bovinos tratados com o produto com lotes de animais semelhantes tratados com endectocidas concorrentes e com lotes de exemplares que não receberam tratamento.
Na aferição dos resultados, os técnicos comprovaram que os bovinos tratados com o endectocida de longa duração da Fort Dodge obtiveram resultados médios 15% superiores aos tratados com ivermectina concentrada e 25% superiores aos que receberam ivermectina a 1%, informa Cleber Silva, gerente de Produto da linha Gado de Corte da empresa. “As PGPs realizadas seguiram todos os critérios científicos, validados por pesquisadores da área de parasitologia, e avaliaram 3 mil bovinos com idades entre 10 e 18 meses, entre machos e fêmeas de diversas raças, nas principais regiões da pecuária brasileira”, explica, e completa: “Com o produto, os pecuaristas perceberam reflexos positivos no ganho de peso e no conseqüente aproveitamento do potencial genético com o melhor controle de verminoses e fornecimento de nutrição adequada. Ou seja, conseguem produzir mais carne e leite por hectare”.
O Onyx possui alta concentração (10%) de moxidectina, que constitui o princípio ativo do produto e é considerada a molécula mais potente entre os endectocidas (ivermectina, eprinomectina e doramectina), controlando os parasitas internos dos bovinos por até 150 dias e externos por 50 dias, além de ser inofensivo ao besouro rola-bosta.
Resultados quantificados por região
O acompanhamento das PGPs da empresa está disponível no site www.fortdodge.com.br e alguns dos resultados estão no site do produto, www.onyx.ind.br.
Abaixo, os resultados de algumas das PGPs:
Goiás
A PGP da Fort Dodge na Fazenda Paola, de Marcelo Marcondes (Jussara), constatou que animais Nelore entre 14 e 18 meses tratados com Onyx apresentaram ganho de peso médio de 16,5 kg a mais que os tratados com ivermectina 3,15% tradicional, 16,2 kg a mais que os tratados com ivermectina mais abamectina 3,5% e 24,95 kg a mais que os que não receberam endectocida. Na Fazenda Bandeirantes, de Fernando Luiz Quagliato (Nova Crixás), os animais Nelore de 28 meses tratados com Onyx ganharam 20,2 kg a mais que os manejados com doramectina e 5,6 kg a mais do que os tratados com ivermectina 3,15%.
Minas Gerais
Os animais Nelore de 12 meses de idade tratados com Onyx na Agropecuária Baluarte (Lagoa dos Patos), de Ronan Eustáquio da Silva, ganharam 11,3 Kg a mais que os manejados com ivermectina 3,15% tradicional, 13,2 kg mais que os exemplares que receberam ivermectina mais vitaminas e 17,75 kg a mais que os não tratados com endectocida. E na Fazenda Mundo Novo (Uberaba), do Condomínio Agropecuário Irmãos Penteado Cardoso, o gado Nelore de 13 a 15 meses tratado com Onyx ganhou 6,9 kg a mais que o manejado com ivermectina 3,5%, 5,6 kg a mais que o gado que recebeu ivermectina mais vitaminas e aminoácidos e 2,5 kg a mais que os animais tratados com ivermectina 3,15% tradicional.
Mato Grosso
A Fazenda Santa Regina (Tapurah), de José Márcio Passoni, submeteu à prova animais Nelore de 12 a 14 meses de idade. Os exemplares tratados com Onyx ganharam 7,8 kg a mais que os manejados com ivermectina mais abamectina 3,5% e 16,04 kg a mais que os animais que não receberam endectocida. Na Agropecuária M5 (Peixoto de Azevedo), de Jonacir Dalmaso, os animais Nelore de 18 meses manejados com Onyx ganharam 8,8 kg a mais que os tratados com ivermectina mais abamectina 3,5% e 17,06 kg a mais que os que não receberam endectocida.
Pará
Na Fazenda Revemar (Marabá), de José Francisco Diamantino, os animais Nelore de 18 meses tratados com Onyx ganharam 16,9 kg a mais que os submetidos à ivermectina 3,15% tradicional, 10,5 kg a mais que os tratados com ivermectina mais abamectina 3,5% e 22,83 kg a mais que os animais não manejados com endectocida. Na Fazenda Jaguaré (Paragominas), de Jonacir Dalmaso, o gado Nelore de 12 meses manejado com Onyx ganhou 10,3 kg a mais que os animais submetidos à ivermectina 3,15% tradicional e 13,23 kg a mais que os não manejados com endectocida.
Rio Grande do Sul
O lote de animais Aberdeen Angus tratado com Onyx na Fazenda Do Leão (Minas do Leão), de Iraní Bertollini, ganhou 15,2 kg a mais que o tratado com ivermectina 3,15% tradicional e 15,5 kg a mais que o manejado com doramectina. Na Estância das Saudades (Uruguaiana), de José Schutz Schwanck, os animais Braford manejados com Onyx ganharam 8,6 kg a mais que os tratados com ivermectina 3,15% tradicional, 9,6 kg que os submetidos à ivermectina 3,15% e 8,37 kg a mais que os exemplares não manejados com endectocida.
Para mais informações preencha o formulário abaixo.