Reposição Fêmea Nelore – 25/09/07
25 de setembro de 2007
Feira reúne 33 touros de alta genética
27 de setembro de 2007

Onyx prova resultados no campo

Provas de ganho de peso validadas cientificamente comprovam que os bovinos tratados com Onyx têm resultados médios 15% superiores aos animais tratados com ivermectina concentrada e 25% superiores aos que recebem ivermectina a 1%.

Provas de ganho de peso validadas cientificamente comprovam que os bovinos tratados com Onyx têm resultados médios 15% superiores aos animais tratados com ivermectina concentrada e 25% superiores aos que recebem ivermectina a 1%.

A partir do lançamento do Onyx há pouco mais de um ano, a fabricante Fort Dodge monitorou os resultados do produto a campo por meio de provas de ganho de peso (PGP) em propriedades de diversas regiões do País. As avaliações compararam o desempenho produtivo de bovinos tratados com o produto com lotes de animais semelhantes tratados com endectocidas concorrentes e com lotes de exemplares que não receberam tratamento.

Na aferição dos resultados, os técnicos comprovaram que os bovinos tratados com o endectocida de longa duração da Fort Dodge obtiveram resultados médios 15% superiores aos tratados com ivermectina concentrada e 25% superiores aos que receberam ivermectina a 1%, informa Cleber Silva, gerente de Produto da linha Gado de Corte da empresa. “As PGPs realizadas seguiram todos os critérios científicos, validados por pesquisadores da área de parasitologia, e avaliaram 3 mil bovinos com idades entre 10 e 18 meses, entre machos e fêmeas de diversas raças, nas principais regiões da pecuária brasileira”, explica, e completa: “Com o produto, os pecuaristas perceberam reflexos positivos no ganho de peso e no conseqüente aproveitamento do potencial genético com o melhor controle de verminoses e fornecimento de nutrição adequada. Ou seja, conseguem produzir mais carne e leite por hectare”.

O Onyx possui alta concentração (10%) de moxidectina, que constitui o princípio ativo do produto e é considerada a molécula mais potente entre os endectocidas (ivermectina, eprinomectina e doramectina), controlando os parasitas internos dos bovinos por até 150 dias e externos por 50 dias, além de ser inofensivo ao besouro rola-bosta.

Resultados quantificados por região

O acompanhamento das PGPs da empresa está disponível no site www.fortdodge.com.br e alguns dos resultados estão no site do produto, www.onyx.ind.br.

Abaixo, os resultados de algumas das PGPs:

Goiás

A PGP da Fort Dodge na Fazenda Paola, de Marcelo Marcondes (Jussara), constatou que animais Nelore entre 14 e 18 meses tratados com Onyx apresentaram ganho de peso médio de 16,5 kg a mais que os tratados com ivermectina 3,15% tradicional, 16,2 kg a mais que os tratados com ivermectina mais abamectina 3,5% e 24,95 kg a mais que os que não receberam endectocida. Na Fazenda Bandeirantes, de Fernando Luiz Quagliato (Nova Crixás), os animais Nelore de 28 meses tratados com Onyx ganharam 20,2 kg a mais que os manejados com doramectina e 5,6 kg a mais do que os tratados com ivermectina 3,15%.

Minas Gerais

Os animais Nelore de 12 meses de idade tratados com Onyx na Agropecuária Baluarte (Lagoa dos Patos), de Ronan Eustáquio da Silva, ganharam 11,3 Kg a mais que os manejados com ivermectina 3,15% tradicional, 13,2 kg mais que os exemplares que receberam ivermectina mais vitaminas e 17,75 kg a mais que os não tratados com endectocida. E na Fazenda Mundo Novo (Uberaba), do Condomínio Agropecuário Irmãos Penteado Cardoso, o gado Nelore de 13 a 15 meses tratado com Onyx ganhou 6,9 kg a mais que o manejado com ivermectina 3,5%, 5,6 kg a mais que o gado que recebeu ivermectina mais vitaminas e aminoácidos e 2,5 kg a mais que os animais tratados com ivermectina 3,15% tradicional.

Mato Grosso

A Fazenda Santa Regina (Tapurah), de José Márcio Passoni, submeteu à prova animais Nelore de 12 a 14 meses de idade. Os exemplares tratados com Onyx ganharam 7,8 kg a mais que os manejados com ivermectina mais abamectina 3,5% e 16,04 kg a mais que os animais que não receberam endectocida. Na Agropecuária M5 (Peixoto de Azevedo), de Jonacir Dalmaso, os animais Nelore de 18 meses manejados com Onyx ganharam 8,8 kg a mais que os tratados com ivermectina mais abamectina 3,5% e 17,06 kg a mais que os que não receberam endectocida.

Pará

Na Fazenda Revemar (Marabá), de José Francisco Diamantino, os animais Nelore de 18 meses tratados com Onyx ganharam 16,9 kg a mais que os submetidos à ivermectina 3,15% tradicional, 10,5 kg a mais que os tratados com ivermectina mais abamectina 3,5% e 22,83 kg a mais que os animais não manejados com endectocida. Na Fazenda Jaguaré (Paragominas), de Jonacir Dalmaso, o gado Nelore de 12 meses manejado com Onyx ganhou 10,3 kg a mais que os animais submetidos à ivermectina 3,15% tradicional e 13,23 kg a mais que os não manejados com endectocida.

Rio Grande do Sul

O lote de animais Aberdeen Angus tratado com Onyx na Fazenda Do Leão (Minas do Leão), de Iraní Bertollini, ganhou 15,2 kg a mais que o tratado com ivermectina 3,15% tradicional e 15,5 kg a mais que o manejado com doramectina. Na Estância das Saudades (Uruguaiana), de José Schutz Schwanck, os animais Braford manejados com Onyx ganharam 8,6 kg a mais que os tratados com ivermectina 3,15% tradicional, 9,6 kg que os submetidos à ivermectina 3,15% e 8,37 kg a mais que os exemplares não manejados com endectocida.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.