Representantes do setor supermercadista, pecuaristas e executivos da indústria frigorífica de Mato Grosso estiveram reunidos na quinta-feira à tarde para discutir desafios da cadeia produtiva da carne brasileira. O Open House aconteceu no Frigorífico Pantanal (Várzea Grande) que recebeu representantes do varejo de MG, SC, RJ e MT e foi promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso – Famato, Secretaria da Agricultura e Assuntos Fundiários do Estado de Mato Grosso, Associação dos Criadores de Nelore do Brasil ACNB, Associação dos Criadores de Nelore do MT e Embrapa Gado de Corte. “Estavam na mesa de negociação 1.200 toneladas de carne consumidas mensalmente pelo trade presente no Open House”, informou Eduardo Pedroso, coordenador do PQNN Programa de Qualidade Nelore Natural, da ACNB.
A expectativa é aumentar a integração da cadeia produtiva nelore que representa 80% da produção de carne bovina no país, ou 90 milhões de cabeças. E mais: garantir a expansão do mercado para a carne com a grife Nelore Natural, que coleciona números inéditos: 123 mil cabeças abatidas dentro de um programa de qualidade, 5 mil toneladas de carne desossada comercializadas nas capitais de SP e RJ e uma órbita de influência de 8,5 milhões de cabeças em quatro estados brasileiros Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Zeca Dávila, presidente da Famato, elogiou a predisposição das pontas compradora e vendedora por participarem desta rodada comercial, olhando as oportunidades de frente. “Sempre lutamos por uma abertura de diálogo onde todos os lados travassem uma batalha para o bem do consumidor, com espíritos desarmados”, enfatizou. Para o coordenador geral do Enipec 2003, Antonio Camacho, o Open House da Carne Nelore Natural demonstra que o evento pode concentrar no futuro grandes foros de negociação entre os elos da produção pecuaristas, indústrias e varejo. “Essa é a proposta do Enipec: servir como ponto de encontro e referência de negócios”.
Fonte: Assessoria de imprensa da ACNB