Análise Semanal – 12/11/03
12 de novembro de 2003
Programa procana
14 de novembro de 2003

Ópera & Bilara reúnem o requinte genético das grandes matriarcas Nelore

O 1º Leilão Ópera & Bilara ofertará 30 prenhezes de descendentes de duas grandes matriarcas Nelore. Ópera é a mais importante matriz viva da raça, única tricampeã do ranking nacional com dez anos de excepcional produção de filhas e filhos campeões, o que comprova sua alta herdabilidade (capacidade de transmitir as características para os descendentes). Bilara é um símbolo da qualidade da pecuária nacional, marco da tecnologia, que alcançou o índice de prenhezes de 87% dos embriões coletados.

O local do leilão é disputado por personalidades nacionais e internacionais: Copacabana Palace Hotel, no Rio de Janeiro. A data será 1º de dezembro de 2003, às 20 horas.

Ópera é a fêmea mais importante da Agropecuária J. Galera, de Votuporanga, SP. Em 14 anos, essa fêmea já teve oito crias naturais e mais de 150 filhos e filhas nascidos. Em 31 coletas, teve 320 embriões transferidos e produziu 173 prenhezes, resultando, por coleta, em 10,3 embriões transferidos e 5,6 prenhezes.

Filha do reprodutor Gim de Garça, Ópera destaca-se por ter produzido diversos campeões nacionais e recordistas de leilões. Sua neta Itália é a segunda melhor matriz do ranking de 2003. Sua filha Fadamy foi a terceira no ano passado. Filhas e netas de Ópera estão entre as melhores matrizes Nelore do País. Seu ventre é um dos mais cobiçados nos principais leilões de embriões.

A força genética de Ópera em transmitir suas qualidades superiores é um aspecto econômico muito importante para o mercado. Ter um de seus descendentes significa levar para o plantel muita funcionalidade, fertilidade e produtividade, além de volume de carcaça e beleza.

Bilara foi adquirida pela Nova Índia Genética com nove anos de idade e seis crias. Em 2000, metade de sua posse foi vendida para a Fazenda Monte Verde, de Jorge Sayed Picciani. Morreu aos 19 anos em abril de 2002 e continua transmitindo suas qualidades por meio de seus filhos e netos.

Teve 172 filhos, muitos deles campeões das mais importantes pistas nacionais. É a matriz que mais colocou touros em centrais de sêmen: um total de 15 animais. Também tem inúmeras filhas e netas em centrais de TE (Transferência de Embrião), sendo responsável pelos três principais recordes de venda (1º: Farany; 2º: Iretama; e 3º: Bilara VI).

É da sua progênie a vaca Bilara VI, mãe de Fairany AJJ TE, esta última a vaca mais cara do mundo, que teve sua metade arrematada em leilão por quase R$ 1 milhão. Outro destaque é seu neto Big Ben da NI, Grande Campeão da Expoinel/2000.

Os avós de Bilara, tanto paternos quanto maternos, vão a Karvadi e Taj. Suas principais características, transmitidas à sua progênie, são fertilidade, habilidade materna e longevidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.