S. Gabriel reúne criadores de Devon em dia de campo
18 de março de 2004
Goiás Carne ameaça parar abate
19 de março de 2004

Operação padrão pode ser adotada

Os fiscais agropecuários federais poderão adotar, a partir de hoje, operação padrão na inspeção de mercadorias em indústrias, portos e aeroportos. Segundo o diretor de comunicação da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), Alexandre Palma, a proposta foi apresentada ainda na noite de ontem às unidades estaduais da entidade.

O representante da categoria no Rio Grande do Sul, Mário Lopes, reconhece que há indicativos para que a operação seja adotada. “A decisão será tomada hoje em assembléia”. Na prática, a retomada dos trabalhos implicará na lentidão da inspeção dos produtos.

Paralelamente, uma mesa de negociação formada pelos ministérios da Agricultura e do Planejamento e a Anffa irá discutir a greve e definir uma nova proposta para a categoria. Ontem, no estado, o movimento já perdia força por causa da liminar concedida pela Justiça Federal aos frigoríficos gaúchos, determinando a volta da fiscalização. A medida atende ao mandado de segurança impetrado em conjunto pelos sindicatos das indústrias de Produtos Suínos, de Carnes e Derivados, de Laticínios e Produtos Derivados, de Produtos Avícolas e de Alimentação do RS, estabelecendo que o Mapa (RS) fiscalize os produtos dessas entidades.

O delegado do Ministério no Estado, Francisco Signor, disse que informará a Justiça caso haja descumprimento da liminar. “Não questionamos a validade da greve, mas queremos que o trabalho de fiscalização seja normal nas carnes e nos laticínios”, informa o diretor do Sips, Rogério Kerber. Lopes acrescenta que as liminares estão sendo cumpridas.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.