S. Gabriel reúne criadores de Devon em dia de campo
18 de março de 2004
Ministro da Agricultura ameaça deixar o cargo
22 de março de 2004

Operação padrão pode ser adotada

Os fiscais agropecuários federais poderão adotar, a partir de hoje, operação padrão na inspeção de mercadorias em indústrias, portos e aeroportos. Segundo o diretor de comunicação da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), Alexandre Palma, a proposta foi apresentada ainda na noite de ontem às unidades estaduais da entidade.

O representante da categoria no Rio Grande do Sul, Mário Lopes, reconhece que há indicativos para que a operação seja adotada. “A decisão será tomada hoje em assembléia”. Na prática, a retomada dos trabalhos implicará na lentidão da inspeção dos produtos.

Paralelamente, uma mesa de negociação formada pelos ministérios da Agricultura e do Planejamento e a Anffa irá discutir a greve e definir uma nova proposta para a categoria. Ontem, no estado, o movimento já perdia força por causa da liminar concedida pela Justiça Federal aos frigoríficos gaúchos, determinando a volta da fiscalização. A medida atende ao mandado de segurança impetrado em conjunto pelos sindicatos das indústrias de Produtos Suínos, de Carnes e Derivados, de Laticínios e Produtos Derivados, de Produtos Avícolas e de Alimentação do RS, estabelecendo que o Mapa (RS) fiscalize os produtos dessas entidades.

O delegado do Ministério no Estado, Francisco Signor, disse que informará a Justiça caso haja descumprimento da liminar. “Não questionamos a validade da greve, mas queremos que o trabalho de fiscalização seja normal nas carnes e nos laticínios”, informa o diretor do Sips, Rogério Kerber. Lopes acrescenta que as liminares estão sendo cumpridas.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.