EUA: Indústria de carnes promove carne de vitelo
6 de junho de 2002
Maior rede de supermercados do Japão vai expandir programa de segurança de carne bovina
10 de junho de 2002

Orçamentos

O termo tomada de decisão diz respeito ao processo de tomada de decisão. A cada segundo toma-se decisões.

Muitas das decisões que tomamos são corriqueiras e não complexas. Outras, todavia, são bastantes difíceis e nos envolvem em alternativas díspares e, muitas vezes, antagônicas, com resultados diversos e incertos, os quais sentimos dificuldades em resolver.

Por muitos anos o processo de decisão foi considerado como arte, talento pessoal e experiência adquirida ao longo de anos de prática (aprendizado por tentativa e erro).

Gerência era considerada como uma arte, porque uma variedade de estilos pessoais poderia ser usada para resolver problemas de forma adequada. Estes estilos são freqüentemente baseados em criatividade, julgamento por meio de juízo de valores, intuição e experiência, em vez de um método sistemático e quantitativo baseado em abordagem científica.

Todavia, o ambiente, seja organizacional (dentro das unidades produtivas) ou institucional (fora das porteiras das empresas agropecuárias), no qual operam os gerentes do agronegócio, está mudando rapidamente.

As mudanças, sejam tecnológicas, organizacionais, econômicas e de mercado, sejam culturais ou políticas, afetam as organizações e devem ser levadas em consideração na hora de se tomar decisões.

Neste competitivo ambiente de negócios de hoje, destacam-se os administradores que utilizam os orçamentos como poderosa ferramenta capaz de leva-los a atingir os objetivos da empresa e seu sucesso profissional.

Os procedimentos de preparo, montagem e monitoramento de orçamentos são vitais para a empresa rural, pois constituem uma ferramenta básica de planejamento e controle.

O orçamento é a base para se aferir o desempenho da empresa, pois é uma declaração dos planos financeiros para o período que esta por vir, normalmente um ano.

Lembre-se: Errar no planejamento significa planejar o fracasso.

Ele deve incluir as contas:

– Entradas de dinheiro ou receitas esperadas
– Saídas de dinheiro ou despesas autorizadas
Representando a conta de Lucros e Perdas ou conta de Resultados

– Ativos
– Passivos
Representando o Balanço Orçado e

– as estimativas de épocas e de valores previstos para as entradas e saídas de caixa.
Representando o Fluxo de Caixa Orçado.

Os orçamentos são essenciais para o planejamento e o controle da empresa rural.

Ajudam a coordenar as ações, estabelecem um compromisso com os objetivos da empresa, conferem autoridade para fazer despesas e fornecem metas claras de receitas.

Representam uma forma confiável de gerar informações, possibilitando a empresa aferir o andamento de suas atividades e definir como adaptar-se aos planos traçados.

Bibliografia consultada:

Material didático Curso de pós graduação em Gestão da Informação no Agronegócio – UFJF, UFLA, EMBRAPA, AGROSOFT – Sistemas de Apoio a Decisão – Prof. José Luiz Bellini Leite.
Como Elaborar Orçamentos – Publifolha.

Os comentários estão encerrados.