Aprovado projeto de lei que proíbe criação de animais em confinamento em São Paulo
21 de novembro de 2014
EUA: indústria pecuária terá forte recuperação
21 de novembro de 2014

Organização europeia lança campanha para redução do uso de antibióticos na pecuária

A Organização de Consumidores da Europa (BEUC) lançou uma campanha pedindo que as instituições da União Europeia (UE) restrinjam o uso de antibióticos na pecuária.

Revelada durante o Dia de Conscientização sobre Antibióticos na Europa (18 de novembro), a campanha surgiu após testes feitos em carne crua vendida em nove países europeus revelarem que 72-98% das amostras de carne de frango estarem contaminadas com bactérias resistentes a antibióticos, de carnes testadas em Itália, Espanha, Portugal, Bélgica, Alemanha e Holanda.

A organização está pedindo leis na UE que restringiriam o uso de antibióticos como um “primeiro recurso”. A diretora geral do BEUC, Monique Goyens, disse que a melhor prática é reduzir o uso de antibióticos em animais. Ela afirma que o uso de antibióticos tem que se restringir a animais doentes e que não devem ser usados antibióticos de uso humano.

A organização agrícola da UE, Copa-Cogeca, também destacou a importância de lidar com a resistência antimicrobiana na pecuária. A organização alegou que medidas de biossegurança, sistemas de boas práticas, boa alimentação e condições de higiene podem ter um papel crucial na prevenção de doenças animais. No entanto, os animais podem ainda assim ficar doentes e, nesse caso, devem ser tratados. A organização defende o investimento no setor para desenvolvimento de novos antibióticos efetivos ou outras alternativas para curar os animais.

Fonte: http://www.globalmeatnews.com, traduzida e resumida pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.