O BeefPoint lançou seu prêmio mais importante do ano para reconhecer e celebrar quem faz a diferença na pecuária de corte brasileira.
Nosso trabalho é focado em 3 pilares: conhecimento, relacionamento e inspiração. Tudo isso com foco em uma pecuária mais moderna, lucrativa e eficiente. Realizar um prêmio que seja uma festa e uma homenagem a essas pessoas especiais da pecuária de corte é a melhor maneira que encontramos para trazer inspiração a todos os envolvidos na cadeia da carne. Celebrar e destacar os bons exemplos é o caminho que encontramos e por isso estamos fazendo o Prêmio BeefPoint Brasil 2013.
A premiação ocorreu durante nosso maior evento de 2013, o BeefSummit Brasil, que reuniu mais de 1.000 pessoas em Ribeirão Preto, SP, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013.
A cerimônia de entrega dos prêmios e divulgação dos ganhadores foi no final do dia 10 de dezembro, após as palestras e antes do coquetel com Chopp Pinguim e degustação de carnes especiais.
Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.
Confira abaixo a entrevista com Gustavo Macedo Laureano, um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Brasil, na categoria Profissional – Indústria de Insumos.
Gustavo Laureano é um dos fundadores do Brasão do Pampa – Suplementos Minerais. É médico veterinário e membro de uma tradicional família de produtores rurais do município de São Gabriel (RS).
A Brasão do Pampa surgiu a partir da necessidade sentida no campo de produtos adaptados as condições riograndenses, tendo em vista que os produtos ali comercializados não eram específicos para suprir as necessidades dos animais em pastejo no campo nativo gaúcho.
Assim, no ano de 2000 foi realizado um experimento pela Unversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Estância Amaricá, de propriedade da família e com base nos resultados deste trabalho científico foi inaugurada oficialmente a Brasão do Pampa no dia 31 de maio de 2001.
A partir de então a Brasão cresce a passos largos, tendo atingido toda a região de pecuária de corte gaúcha.
BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do Brasil hoje?
Gustavo Laureano: O maior desafio é produzir de forma intensiva, buscando maior rentabilidade para a atividade, devido ao avanço da soja nas áreas destinadas antes para a pecuária.
BeefPoint: O que o setor poderia, deveria fazer para aumentar sua competitividade no Brasil?
Gustavo Laureano: Especificamente o Rio Grande do Sul teria que investir na divulgação de sua carne de qualidade, aqui produzida. Visto que os animais criados nesta região são de raças britânicas, atestando esta qualidade.
BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?
Gustavo Laureano: Produzir desde o início da Brasão um produto destinado (formulado) para o campo nativo do Rio Grande do Sul, que é diferente do restante do Brasil. Esta iniciativa deu muito resultado econômico para os produtores, que impulsionou e impulsiona o crescimento da Brasão.
BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?
Gustavo Laureano: Manter o foco e dedicação na atividade que exerço, nutrição de gado de corte do pampa gaúcho. Sempre na busca de fazer o melhor do que foi feito no ano anterior, traçando metas a serem batidas.
BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?
Gustavo Laureano: Em 2014 pretendemos e vamos inaugurar a fábrica da Brasão, que será referência nacional em nutrição animal.
BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?
Gustavo Laureano: Admiro vários produtores que produzem carne de maneira empresarial, a exemplo da GAP Genética.
BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?
Gustavo Laureano: Várias propriedades tem destaque na pecuária, destaco aquelas que têm um controle gerencial e empresarial eficientes.
BeefPoint: Por que você acha que foi finalista do Prêmio BeefPoint Brasil?
Gustavo Laureano: Pelo reconhecimento do nosso trabalho, junto a equipe da Brasão o que nos motiva em muito para seguir aprimorando nossos produtos, buscando sempre, soluções lucrativas para o produtor rural.
BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?
Gustavo Laureano: Os produtores devem tratar a pecuária com uma visão empresarial, visando a produtividade e o ganho de valor agregado por produzir um produto diferenciado, aqui no Rio Grande do Sul.