A receptora e a vaca Nelore
8 de março de 2005
Fazenda da Grama recebe certificado EurepGap
10 de março de 2005

Ovinos: VPJ realiza 1o Leilão Dorper


De acordo com Valdomiro Poliselli Jr, proprietário da Agropecuária VPJ (Jaguariúna/SP) e um dos maiores investidores em genética Dorper, a raça é selecionada há sete décadas na África do Sul e se adapta a condições extremamente hostis, com pouca chuva e sistema de criação extensivo, com alta pressão de seleção. “Mesmo assim é extremamente produtivo e com muita carne nobre na carcaça”, ressalta.

Os machos têm ótima linha de dorso, muita profundidade, com volume e consistência; as fêmeas são excelentes mães, profícuas, com impressionante habilidade materna, indicada aos pecuaristas que valorizam a produtividade e buscam animais extremamente eficientes e rústicos, com ótima conversão alimentar. Também apresentam surpreendente produção de carne de qualidade superior a partir do cruzamento industrial. O Dorper é uma ótima opção de cruzamento com os animais já existentes no país.

Os resultados de três abates técnicos de 1/2 sangue Dorper realizados pela VPJ comprovam a eficiência produtiva da raça. No primeiro, foram abatidos ovinos com 72 dias de idade e 31 kg de peso vivo, com rendimento de carcaça de 51%; o segundo abate, de animais com 90 dias e 36 kg, obteve rendimento de 52%; o terceiro abate foi feito com ovinos de 60 dias e 28 kg, com rendimento de carcaça de 51%. “É muita carne nobre, especialmente nos cortes mais valorizados, como pernil, lombo e paleta, e com sabor diferenciado”, constata Poliselli Jr., informando que o couro de ovinos Dorper também é extremamente valorizado por sua firmeza, camada fina e encorpada.

Para difundir a raça e repassá-la a novos investidores, a VPJ realizará no dia 17 de março, durante a II Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), 1o Leilão VPJ Doadoras Dorper.


Serão colocadas à venda 45 lotes de ovinos Dorper, sendo 25 fêmeas POI doadoras de embriões, embriões importados nascidos no Brasil, machos de elite, embriões congelados, prenhezes e algumas cotas de animais campeões. “São todos produtos para ser base de rebanho, indicados aos criadores que desejam começar na ovinocultura no mais elevado padrão genético”, explica Valdomiro Poliselli.


Informações adicionais sobre o leilão podem ser obtidas através do formulário abaixo.

Fonte: Assessoria de imprensa da VPJ

Os comentários estão encerrados.