O Mapa autorizou ontem os criadores do centro-sul do Pará a comercializarem animais vivos e carne bovina com osso para os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.
De acordo com a Instrução Normativa nº 31, publicada ontem no Diário Oficial da União, poderão ser vendidas carnes para outros países que não apresentem restrições aos produtos oriundos dessa região.
A instrução estabelece que a carne fresca com osso deverá estar acompanhada de certificado sanitário nacional emitido apenas com destino a outros estabelecimentos sob inspeção federal. Além disso, os veículos transportadores deverão ter as cargas lacradas e deslacradas pelo serviço veterinário oficial nos estados de origem e destino, devendo o número do lacre constar nas Guias de Transito Animal (GTA) e nos certificados nacionais, conforme o caso.
O centro-sul do Pará, que compreende 46 municípios, possui um rebanho bovino de aproximadamente 12 milhões de cabeças, distribuídas em cerca de 59 mil propriedades rurais. As informações são do Mapa.