Quarenta e seis municípios do centro-sul do estado do Pará foram declarados como área livre da febre aftosa com vacinação. A medida consta da portaria nº 43, assinada pelo ministro Roberto Rodrigues e publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. A decisão é o primeiro passo para que o Brasil possa pedir à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) o reconhecimento internacional da área como livre da doença com imunização.
Na portaria, o ministro explica que tomou a decisão baseado no resultado do inquérito soroepidemiológico para avaliação de circulação do vírus da aftosa na região durante 2005. O Mapa também considerou outros dois aspectos: a situação sanitária do rebanho e o fato de que há mais de 2 anos a doença não é registrada nos 46 municípios.
A partir dessa decisão, o Mapa deverá encaminhar à OIE o pedido para que essa região do Pará seja reconhecida internacionalmente como livre da aftosa. O rebanho da região centro-sul do Pará é de aproximadamente 12 milhões de cabeças de gado. As informações são do Mapa.
0 Comments
Ótima notícia para o sul do Pará ser livre da aftosa com vacinação. Um grande salto para o progresso e desenvolvimento da região que é a pura vocação da alta genética aplicada ao Nelore criado no Pasto.
Hoje o nível do gado do Sul do Pará sem dúvida garante o Pará como o grande produtor de ponta do Brasil. E é preciso reconhecer é valorização do produtor rural que praticamente colonizou e desenvolveu a região na força bruta tocando boiada. E hoje o produtor rural precisa ter melhores preços para o estado e o Brasil continuar ter na pecuária do Sul do Pará sua legítima matéria prima de exportação, cada vez mais competitiva e liderando o mercado Mundial.