Mercado Físico da Vaca – 19/11/09
19 de novembro de 2009
Mercados Futuros – 23/11/09
24 de novembro de 2009

PA terá GTA eletrônica a partir de dezembro

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, lançam em Marabá, no próximo dia 9 de dezembro, a Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica. O anúncio foi feito nesta quarta-feira 18, na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), pelo líder do governo, deputado Airton Faleiro (PT).

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, lançam em Marabá, no próximo dia 9 de dezembro, a Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica. O anúncio foi feito nesta quarta-feira 18, na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), pelo líder do governo, deputado Airton Faleiro (PT).

“Na semana passada quando voltava da Venezuela, a governadora esteve em Brasília onde se reuniu com o ministro e o convidou para vir ao Pará lançar a GTA e o ministro confirmou sua vinda no próximo dia 9”, disse o parlamentar.

Considerada um avanço no controle sanitário no Estado, a GTA é um formulário on-line que monitora e controla toda a movimentação de gado bovino e bubalino. A questão sanitária é o principal foco da Guia, mas o processo também vai contribuir para o controle ambiental. A expectativa do governo é que, com a implantação da GTA, “se amplie o mercado consumidor e se eleve a qualidade dos produtos”, disse Aliomar Arapiraca, diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

Outro aspecto positivo da GTA é a contribuição para a arrecadação estadual, com aumento de até 50% a partir da emissão do documento eletrônico, que é obrigatório para transporte e comercialização do gado, ainda que na mesma cidade.

Com a GTA manual, um formulário de quatro vias, a arrecadação gira em torno de R$ 12 milhões ao ano. Mas técnicos do governo acreditam que o estado deixe de arrecadar outros R$ 6 milhões nas operações de compra e venda de bovinos e bubalinos, devido a possibilidade de erros e fraudes do sistema manual, segundo dados da Adepará.

Para implantar a GTA é necessário fazer um recadastramento georreferenciado da propriedade. Neste primeiro momento, 19 mil e 301 propriedades rurais foram recadastradas em seis municípios do sudeste paraense: Marabá, Eldorado dos Carajás, São Félix do Xingu, Tucumã, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte.

Nestes municípios se concentram pouco mais de 3,8 milhões de bovinos e bubalinos, que representam 20,73% do rebanho do Estado. No momento em que é digitada, a GTA eletrônica já está disponível, para consulta, em qualquer lugar do País, permitindo o controle e a averiguação em tempo real das informações. A meta é se chegar até o final deste ano com 80 mil propriedades recadastradas e georreferenciadas e atingir até junho de 2010 a marca de 120 mil.

A implantação da GTA eletrônica no Estado foi resultado do empenho da governadora Ana Júlia Carepa, após a polêmica ação de embargo nacional à carne bovina e bubalina do Pará, no primeiro semestre deste ano. Por recomendação do Ministério Público Federal (MPF), grandes redes de supermercados se recusaram a comercializar o produto, depois que um estudo comprovou que parte dessa produção vinha de propriedades que não estavam em acordo com as leis ambiental e trabalhista.

Diante da situação, o governo interveio junto ao MPF e ao setor produtivo para encontrar uma solução. O resultado foi a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o MPF, governo, produtores e frigoríficos para adequar a pecuária do Estado às exigências das legislações sobre meio ambiente e trabalho. A GTA foi um dos pontos acordados neste compromisso.

Além da implantação da GTA, a governadora Ana Júlia Carepa vai pedir ao ministro Reinhold Stephanes a mudança de status de controle da febre aftosa, da área 3 (alto risco) para a 2 (médio risco), para a região do Baixo Amazonas e Marajó.

As informações são da Agência Pará de Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    A GTA eletronica é um grande avanço para a defesa sanitária, pois permite o registro do transito de animais e a atualização instantanea dos estoques dos rebanhos das propriedades de origem e destino.

    Parabéns ao MAPA e ao Pará pela iniciativa.

    Mas não podemos perder de vista que sua implantação depende da existencia prévia em um banco de dados central do órgão de defesa animal dos cadastros dos estabelecimentos de origem e destino dos animais transportados.

    Portanto além de um software adequado, equipamentos em cada unidade de atençaõ veterinária, comunicação destas unidades com o banco de dados central do órgão de defesa, treinamento e suporte aos usuários o Estado precisa realizar o recadastramento de todas as propriedades rurais.

    Apesar de estabelecido em Lei Federal o recadastramento das propriedades não foi cumprido no prazo definido por nenhuma unidade da federação e enquanto não tivermos cadastros estaduais de propriedades rurais com garantia de unicidade (que cada propriedade é única e possui um identificador próprio) nacional os benefícios da GTA Eletrônica serão apenas parcias.

    Lembrem-se que existem movimentações entre regioões distintas dos Estados e mesmo movimentações de animais interestaduais e internacionais. Isto para não falar que a GTA eletronica terá também que ser amarrada a programas de rastrabilidade individual como o SISBOV.

    O importante é enfrentar com determinação as dificuldades que surgirão inevitavelmente.

    Att,

  2. luciene pimenta lima mota disse:

    Gostaria de saber se assim, com a gta eletronica acabam as burocracias do produtor ter que ir ao municipio de origrm de sua de seu cadastro para tirar o gta, ou se dentro de qualquer cidade do estado mais proxima ao abate ele poderá tirar esta guia????

  3. Héctor Mario Brum disse:

    En que direccion electronica pueda ver la nueva GTA del Estado do Pará?
    Desde ya, muchas gracias
    Dr. Mario Brum
    URUGUAY