Cana-de-açúcar: lançamento de novas variedades
3 de outubro de 2002
Brasil define ajuda ao Paraguai no combate à aftosa
6 de outubro de 2002

PAINT faz treinamento para melhorar coleta de dados das fazendas

A qualidade nas informações é base de uma avaliação genética de alto nível e segura. Essa preocupação do PAINT (Programa de Avaliação e Identificação de Novos Touros), da Lagoa da Serra, foi o tema principal do “II Curso de Atualização PAINT: Fluxo de Dados e Uso do Congado para Melhoramento Genético”, realizado nos dias 10 e 11 de setembro, em Campo Grande (MS). O encontrou discutiu desde os objetivos do programa às etapas de avaliações dos resultados, organização, controle do fluxo dos dados no campo e no escritório, cadastros, configurações, lançamento e exportação de dados e uso geral do software Congado.

Participaram da reunião do PAINT funcionários, gerentes, técnicos e proprietários de 14 fazendas participantes do programa. “Esse curso teve o objetivo de capacitar funcionários envolvidos com as coletas de dados nas fazendas, lançamento de informações em um sistema informatizado e a exportação deles para a avaliação genética dos animais”, afirma Raul Lara Resende de Carneiro, supervisor técnico da Lagoa da Serra.

Outras reuniões de capacitação, treinamento e esclarecimento sobre os princípios do PAINT estão programadas para os próximos meses. O objetivo é exatamente difundir a importância da coleta de dados para gerar informações seguras e práticas sobre o PAINT. As reuniões serão realizadas em Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Sertãozinho (SP).

Reunião com técnicos

Na última semana de setembro, na sede da Lagoa da Serra (Sertãozinho, SP), aconteceu outro importante encontro do PAINT. Dessa vez, com os técnicos que prestam suporte no campo. “O objetivo dessa reunião com o corpo técnico do programa foi difundir as inovações nos procedimentos de trabalho. Quanto melhor o conhecimento sobre nossas tecnologias de coleta e controle de dados, mais credibilidade poderemos passar aos nossos parceiros a campo”, informa Raul Carneiro.

Foram discutidos vários temas, como padronização para avaliações de escores visuais, atualização sobre legislação de rastreabilidade e discussão sobre os principais pontos de ação para atividades do PAINT. “Para um programa do tamanho do PAINT, precisamos de uma grande e competente equipe de trabalho. E isso nós temos”, ressalta Raul. O PAINT é composto por mais de meia centena de fazendas com uma base de 50 mil matrizes Nelore.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Lagoa

Os comentários estão encerrados.