Inflação: Argentina eleva tarifa de exportação de carne
23 de novembro de 2005
Bayer Gado de Corte ganha principal prêmio do ano de Comunicação em Agronegócio
23 de novembro de 2005

Países ampliam embargo à carne brasileira

Líbano e Marrocos anunciaram a suspensão da compra de produtos brasileiros, elevando para 51 o número de mercados fechados total ou parcialmente desde o início da crise.

De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio, o Líbano suspendeu as compras de ruminantes, suínos e carnes bovina e suína de Mato Grosso do Sul. Já o Marrocos proibiu as compras de carne bovina de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

A Argentina resolveu estender a proibição aos produtos de todo o MS e também Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os importadores da Ucrânia também comunicaram à Abiec que o Brasil será integralmente embargado. O país havia bloqueado só São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Para contrabalançar, o governo acredita ter convencido a Argélia a retomar o comércio de carne com o Brasil, ao menos parcialmente. O país deverá retomar suas importações de carne e derivados, mantendo suspensos apenas os produtos de Mato Grosso do Sul e do Paraná.

O ministério confirmou ontem o 25o foco de aftosa em Mato Grosso do Sul.

Fonte: O Estado de S.Paulo (por Fabíola Salvador, Agnaldo Brito e colaboração de Renata Veríssimo), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.