Líbano e Marrocos anunciaram a suspensão da compra de produtos brasileiros, elevando para 51 o número de mercados fechados total ou parcialmente desde o início da crise.
De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio, o Líbano suspendeu as compras de ruminantes, suínos e carnes bovina e suína de Mato Grosso do Sul. Já o Marrocos proibiu as compras de carne bovina de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
A Argentina resolveu estender a proibição aos produtos de todo o MS e também Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os importadores da Ucrânia também comunicaram à Abiec que o Brasil será integralmente embargado. O país havia bloqueado só São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Para contrabalançar, o governo acredita ter convencido a Argélia a retomar o comércio de carne com o Brasil, ao menos parcialmente. O país deverá retomar suas importações de carne e derivados, mantendo suspensos apenas os produtos de Mato Grosso do Sul e do Paraná.
O ministério confirmou ontem o 25o foco de aftosa em Mato Grosso do Sul.
Fonte: O Estado de S.Paulo (por Fabíola Salvador, Agnaldo Brito e colaboração de Renata Veríssimo), adaptado por Equipe BeefPoint