Síntese Agropecuária BM&F – 18/06/03
18 de junho de 2003
Brasil e EUA criarão Comitê Consultivo Agrícola Bilateral
23 de junho de 2003

Países de unem para pesquisar EEB

Cientistas de vários países lançaram um consórcio internacional que iniciará estudos para tentar decifrar os mistérios dos genes bovinos, numa tentativa de ter mais instrumentos para controlar a doença da “vaca louca”, a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).

O primeiro Workshop Internacional do Genoma Bovino, que atraiu mais de 80 especialistas e experts da área de pesquisas de genes bovinos foi encerrado ontem (19), em Montreal, depois de três dias de intensa discussão. Organizado pelo Canada Genoma e presidido pelo pesquisador Lorne Babiuk, um renomado cientista internacional e diretor da Organização de Doenças Infecciosas e Vacinas (Vido, na sigla em inglês), o encontro reuniu cientistas de vários países para criar uma estratégia global de pesquisa.

“Esse workshop foi o primeiro passo de uma relação de colaboração muito longa. Foi extremamente importante juntar especialistas do mundo inteiro para debaterem sobre esse assunto vital”, disse Babiuk.

Os participantes decidiram priorizar a realização de uma pesquisa de qualidade para avançar no seqüenciamento do genoma bovino. O trabalho será financiado por um fundo internacional, que deverá angariar cerca de 50 milhões de dólares. Entre os participantes estarão Brasil, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.

Isso foi decidido depois de os especialistas chegarem ao consenso de que é impossível um único país ter recursos para realizar esse trabalho sozinho.

Com o estudo pronto, a comunidade de pesquisa poderá investigar diferentes aplicações desse conhecimento, incluindo a criação de remédios e vacinas para doenças como o mal da “vaca louca”.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.