Síntese Agropecuária BM&F – 13/02/03
13 de fevereiro de 2003
Rebanho rastreado soma apenas 0,7% do total
17 de fevereiro de 2003

Países escandinavos buscam aumentar exportações de carne orgânica

Os produtores de carne orgânica da Escandinávia – região localizada na Europa setentrional formada pelos países Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e pela ilha da Islândia – estão melhorando as atividades de exportação à medida que a demanda pelos consumidores se estabiliza e as taxas de crescimento de mercado estão lentas na região, informaram analistas de mercado da Organic Monitor.

De acordo com um novo relatório publicado recentemente, apesar das vendas de carnes orgânicas na Escandinávia terem aumentado 9,2%, para 298 milhões de Euros em 2002, este crescimento pode ser comparado com a expansão no mercado de carnes orgânicas de cerca de 20% ao ano, ocorrida no final da década de noventa.

Os rendimentos da indústria de carnes orgânicas escandinavas estão projetados para se expandir 35%, para 403 milhões de Euros até 2009. A Organic Monitor sugere que os direcionadores de mercado serão as campanhas de marketing pelos supermercados e uma redução nos preços dos produtos no varejo. O maior crescimento ocorrerá no segmento de carne bovina orgânica, que está projetado para ter uma participação de 5% nas vendas totais de carne bovina até o final do período analisado.

No total, existem 723 mil hectares de terras de produção orgânica na Escandinávia, representando 9,4% do total das terras agrícolas da região. A Suécia é responsável por mais da metade das terras orgânicas escandinavas, com um grande número de propriedades de criação de animais orgânicos na Dinamarca e na Suécia. Por outro lado, os baixos subsídios para a conversão, os restritos padrões de produção de animais orgânicos e a baixa demanda de consumo fazem com que a Finlândia tenha poucos produtores orgânicos.

O relatório da Organic Monitor informou que a oferta de carnes orgânicas na região da Escandinávia está altamente concentrada em cada país. Grandes companhias de carne dominam o mercado, usando sua infraestrutura de marketing e distribuição de produtos convencionais para suavizar o excesso de capacidade para os mercados de exportação. A Dinamarca é o maior exportador com aproximadamente 20% dos volumes de carne orgânica vendidos fora do país. Além da Europa, as companhias dinamarquesas estão obtendo sucesso na venda de carnes orgânicas aos mercados dos Estados Unidos e do Japão.

Fonte: Foodnavigator.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.