Pouca oferta segura preços do boi gordo
29 de maio de 2007
MS acredita receber parecer favorável da OIE esse ano
29 de maio de 2007

Países membros da OIE aprovam zona de contenção

Na semana passada, a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) aprovou a zona de contenção para febre aftosa, que na prática regionalizará a área afetada por problemas sanitários. A medida estabelece que, no caso do surgimento de foco de aftosa numa região de uma zona ou país livre da doença, apenas a região atingida perderá o status sanitário.

Na semana passada, a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) aprovou a zona de contenção para febre aftosa, que na prática regionalizará a área afetada por problemas sanitários.

A medida foi aprovada pelos 168 países-membros e estabelece que, no caso do surgimento de foco de aftosa numa região de uma zona ou país livre da doença, apenas a região atingida perderá o status sanitário, informou notícia de Alda do Amaral Rocha, do Valor Econômico. Atualmente, todo o estado onde está o foco é prejudicado com suspensão do status.

O diretor de programa da área animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Jorge Caetano, explicou que para o conceito de zona de contenção ser aplicado é necessário que o foco seja notificado à OIE e que o transporte de animais e produtos na área seja suspenso, entre outras medidas.

Outra mudança é que o comitê científico da OIE terá poder para restituir a condição sanitária da região ou país, sem aprovação pela assembléia geral da entidade, que acontece só uma vez ao ano.

0 Comments

  1. Nilto Rotta Pereira disse:

    Para um país com as dimensões do Brasil, isto é de muita importância.

  2. Salomão da Silva Corrêa disse:

    Quem sabe agora conseguimos liberar parte do MS para exportação.