Apresentar as vantagens de participar de uma iniciativa que mobiliza 10,5 milhões de cabeças distribuídas em quatro estados brasileiros (RO, MT, MS e MG) e que se dispõe a levar a marca do pecuarista até o consumidor final, conquistando espaço e firmando a marca no mercado interno e externo. Estes são os objetivos do ciclo de palestras do Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) promovido pela Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em conjunto com o Independência Alimentos e os Sindicatos Rurais de Aquidauana/MS, Campo Grande/MS e Nova Andradina/MS.
A primeira palestra acontece no dia 30 deste mês, no Sindicato Rural de Campo Grande. No dia primeiro de julho, terça-feira, é a vez do Sindicato Rural de Aquidauana. O local escolhido para a terceira palestra é o Sindicato Rural de Nova Andradina, no dia 2 de julho. As palestras serão realizadas sempre às 20 horas.
O palestrante Eduardo Krisztán Pedroso, gerente executivo da Associação e coordenador do PQNN, apresentará aos pecuaristas dessas regiões o sistema de produção do Nelore Natural e as vantagens diretas e indiretas oferecidas aos participantes do Programa, além de destacar o crescimento e a visibilidade que a marca Nelore vem alcançando no mercado.
No início do mês, a ACNB firmou um acordo comercial com o Independência Alimentos, aumentando ainda mais as vantagens para o pecuarista que participa do PQNN. Através deste acordo, objetiva-se a colocação da carne Nelore Natural no mercado de 15 estados brasileiros, em cozinhas industriais e restaurantes, clientes do Independência. O participante do PQNN no Mato Grosso do Sul desfruta dos incentivos fiscais oferecidos pelo PROAPE/Novilho Precoce do Governo do Estado, que podem chegar até 67% de restituição do ICMS.
A Allflex do Brasil oferece aos criadores inscritos no PQNN descontos exclusivos para a aquisição de brincos no padrão estabelecido pelo SISBOV e as certificadoras SBC e OIA Brasil farão a certificação de origem e conformidade pelo custo de R$ 2,00/cabeça, que pode ser pago pelo pecuarista somente no momento do abate dos animais.
O Independência Alimentos, por sua vez, oferece o incentivo de R$ 5,00/cabeça abatida, pago ao pecuarista pela certificação de origem dentro das normas do SISBOV. Além disso, há remuneração adicional pela Qualidade do Couro e, quando o pecuarista atingir 100 cabeças classificadas no Programa, o Independência se compromete a lhe restituir 50% da primeira anuidade de Sócio Produtor da ACNB.
Quem participa do PQNN, terá ainda assegurada sua participação no Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore. O ciclo de palestras é aberto à participação de pecuaristas, técnicos da área e interessados em geral. A inscrição é gratuita. A confirmação de presença pode ser feita pelo telefone (67) 441-1014.
Apóiam o evento o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Produção e do Turismo, a Vallée S/A e a Associação Sul Matogrossense dos Criadores de Nelore.
Fonte: Contatocom – comunicação em agronegócio & meio ambiente (por Miro Negrini)