Mapa: é cedo para avaliar impacto nas exportações
10 de outubro de 2005
UE: aftosa no Brasil é falta de preparo
13 de outubro de 2005

Palocci promete recursos para MS

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, prometeu assegurar os recursos necessários para um programa emergencial de combate ao foco de febre aftosa detectado no estado de Mato Grosso do Sul, que pode trazer sérios prejuízos para as exportações brasileiras.

“O ministro afirmou que vai fazer todos os esforços para conter a contaminação do rebanho”, garantiu o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que participou de uma reunião com Palocci e parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para discutir o problema.

Apesar da promessa, os deputados fizeram duras críticas ao ministro pela falta de recursos do governo federal para atividades de defesa sanitária. O presidente da Comissão, Ronaldo Caiado (PFL-GO), reclamou que o assunto só ganha importância para o governo quando surge um problema como esse. “Se nós não formos rápidos e eficientes, é inimaginável o que isso (o foco da doença) pode provocar na economia brasileira e de destruição do nosso rebanho, que é o melhor do mundo”, apontou.

Ele informou que o programa emergencial terá linhas de ação: contratação de veterinários para uma operação cinturão na região do foco, a fim de evitar que ele se expanda, controle animal nas barreiras existentes nas divisas e fronteiras e envio de uma missão brasileira à OIE, em Paris, para tentar evitar algum tipo de embargo internacional às exportações brasileiras de carne.

Segundo Caiado, Palocci não entrou em detalhes sobre os recursos e os valores serão discutidos hoje com o Mapa. Para o deputado Odacir Zonta (PP-SC), nos últimos anos o Brasil vem sofrendo uma regressão violenta no volume de recursos liberados para defesa sanitária animal e vegetal. “O Brasil está andando numa linha perigosa nessa área. Isso já foi levantado por uma missão da União Européia”, destacou.

Fonte: O Estado de S.Paulo (por Adriana Fernandes), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.