Cepea: previsão alta de preços agrícolas em 2007
12 de janeiro de 2007
Colômbia suspende embargo às carnes do MS e PR
16 de janeiro de 2007

Panaftosa confirma vírus no Paraná

O Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), ligado ao sistema da Organização Mundial de Saúde (OMS), confirmou, na sexta-feira, a ocorrência da doença em bovinos do estado em 2005, de acordo com notícia do jornal Valor Econômico.

O Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), ligado ao sistema da Organização Mundial de Saúde (OMS), confirmou, na sexta-feira, a ocorrência da doença em bovinos do estado em 2005, de acordo com notícia do jornal Valor Econômico.

Em nota obtida pelo jornal, o diretor do Panaftosa, Miguel Genovese, concluiu pela existência dos focos no Paraná em razão dos seguintes motivos: a “identificação de anticorpos” em amostras de sangue dos bovinos compatíveis com circulação viral; a “presença de lesões” comuns em doenças vesiculares como a aftosa; e os “vínculos” do gado paranaense com propriedades onde ocorreram “manifestações clínicas” da doença e foram “comprovadamente isolado” o vírus da febre aftosa.

Em dezembro do ano passado, o resultado dos exames de necropsia excluia, entretanto, a possibilidade de ter havido circulação do vírus nos animais infectados (veja a notícia).

0 Comments

  1. Lucio Carvalho disse:

    Afinal de contas houve ou não houve febre aftosa no estado do Paraná? Estou estarrecido com os desencontros das informações! Parece brincadeira, se não fosse trágico, ou seria incompetência, irresponsabilidade! O Paraná não merece pagar um preço tão alto por tamanha leviandade! O que é que existe de fato por trás de tudo isso? A quem interessa essa bagunça toda?

    Que vergonha! Não posso acreditar! Como o Centro PanAmericano de Febre Aftosa só agora emite diagnóstico da ocorrência de febre aftosa se os títulos sorológicos são compatíveis com títulos vacinais? Não é possível! Os dados de necrópsia, os dados laboratoriais (sorológicos, líquido esofágico-faríngeo (lef), RT-PCR) não são negativos? E por que então ainda conclusões de positividade para febre aftosa! Parem com isso!!! Não brinquem com assunto tão sério! E a nossa credibilidade?

  2. Carlos Antonio Vieira da Costa Junior disse:

    Por favor parem de mexer na ferida, que foi muito mal tratada mas está cicatrizada, estamos próximos de voltar a exportar, estas noticias só prejudicam, acho que já sofremos bastante. Chega!