EUA: fundo arrecadado por produtores de carne mantém foco em promoções de verão para aumentar demanda em curto prazo
5 de setembro de 2002
Mesmo fracas, geadas acabam com o pasto em MS
9 de setembro de 2002

Panaftosa faz auditoria no Sul

Entre os dias 9 e 20 deste mês serão feitas auditorias em seis países americanos para averiguar as medidas sanitárias de prevenção e controle da febre aftosa. O Brasil é um dos incluídos na programação. Serão visitados os três Estados da região Sul. A auditoria é organizada pelo Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa) e será feita por uma comissão formada por dois especialistas da Bacia do Prata e pelo diretor do Panaftosa, Eduardo Correa Melo. Ao término das visitas, será entregue um relatório ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Melo salientou que a auditoria não tem por objetivo sancionar, mas melhorar o trabalho que é feito pelos órgãos de cada país. “O Panaftosa é um convênio para avançarmos nas questões de combate à aftosa”.

De 25 de novembro a 6 de dezembro, a Comissão de Febre Aftosa da Organização Internacional de Epizootias (OIE) estará reunida no Rio de Janeiro, na sede do Panaftosa, para analisar as propostas dos países que querem ser declarados zonas livres da doença. As propostas podem ser enviadas até um mês antes do encontro. Uma das pautas deve ser o pedido brasileiro para declarar o Circuito Pecuário Sul livre de aftosa com vacinação.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.