Um plano de ação conjunta será montado este ano pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile, nas fronteiras destes países, com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação por febre aftosa. A decisão foi tomada no 15o encontro do Comitê Bacia do Prata do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), em Porto Alegre/ RS. Durante dois dias, representantes de cada país discutiram prós e contras da fiscalização sanitária dos países membros. Os representantes dos seis países que integram o órgão aprovaram ontem o orçamento de 300 mil dólares para 2002.
”A agilidade dos órgãos envolvidos no controle dos focos da doença foi o principal ponto positivo de 2001”, afirmou o diretor do Panaftosa, Eduardo Correa Melo, referindo-se à postura de órgãos sanitários do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, onde a aftosa foi detectada no ano passado. No Rio Grande do Sul foram registrados 30 casos; na Argentina, 2.125 focos, e no Uruguai, 2.057. Melo afirmou, no entanto, que os técnicos precisam de mais treinamento para prevenir ou, na pior das hipóteses, diagnosticar o mais depressa possível a ocorrência da doença. Para isso, o Panaftosa fará um série de seminários e treinamentos de campo durante todo o ano.
Para a diretora do departamento de defesa animal do Ministério da Agricultura e representante do Brasil no encontro, Denise Euclydes Mariano da Costa, o maior desafio será o de integrar as defesas sanitárias de todos os países, principalmente as atuantes nas fronteiras. “É a forma mais garantida dos países aprimorarem a suas vigilâncias sanitárias. Cada um deles deverá ser imediatamente informado no caso do surgimento de focos”, mencionou Costa.
Depois de surgirem embargos da maior parte dos países importadores de carne bovina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina começam a recuperar parte de seus clientes. Os dois primeiros retomaram no final do ano passado as vendas para a União Européia. A Argentina recebeu autorização nessa terça-feira.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Luciana Moglia) e Correio do Povo/ RS, adaptado por Equipe BeefPoint