Técnicos do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa) chegam ao Rio Grande do Sul na próxima sexta-feira para a realização de auditoria sanitária, que visa traçar a situação de risco e o processo de erradicação da febre aftosa na região Sul.
Segundo Eduardo Correa, diretor do Panaftosa, serão visitadas propriedades, zonas de fronteira e laboratórios na Bolívia e também na Argentina. A missão – composta por autoridades sanitárias dos países visitados e integrantes do Comitê Bacia do Prata – está no Paraguai e, na semana que vem, chega ao Uruguai com a mesma tarefa.
As conclusões serão encaminhadas ao Comitê Executivo do Projeto Bacia do Prata e governos federais, devendo ser apresentadas à Comissão de Febre Aftosa da Organização Internacional de Epizootias (OIE), em Paris, entre 7 e 24 de setembro. Na última reunião do Panaftosa, os técnicos reiteraram a importância de um trabalho continental conjunto e o respeito às peculiaridades sanitárias de cada região. “Creio que cada país tem que ser avaliado por sua capacidade de controle, perspectivas de mercado externo e situação de disseminação da doença” disse Correa.
fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint