A ACBB (Associação dos Criadores de Brahman do Brasil) recebeu a visita de representantes de uma empresa panamenha da área de melhoramento genético animal, interessados em conhecer um pouco mais do Brahman selecionado no Brasil.
A ACBB (Associação dos Criadores de Brahman do Brasil) recebeu na manhã de ontem a visita de representantes de uma empresa panamenha da área de melhoramento genético animal, interessados em conhecer um pouco mais do Brahman selecionado no Brasil.
Avelino Ureña Ramos e Pedro Zevallos, acompanhados do gerente de Relações Internacionais da ABCZ Gerson Simão e do assessor Bruno Assunção, foram recebidos pela equipe da ACBB e pelos diretores da associação, Lydio Cosac de Faria e José Otávio Lemos. Na oportunidade, eles falaram sobre a possibilidade de ampliar a importação de sêmen e embriões da raça brahman, objetivando o refrescamento de sangue da raça no Panamá, onde 51% do rebanho é formado por zebu, especialmente o Brahman.
Os visitantes também foram convidados para participar do XV Congresso Mundial da Raça Brahman, que acontece entre os dias 17 e 24 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. Eles demonstraram interesse no evento, uma vez que em 2012, o congresso será realizado no Panamá.
Durante a visita ao Brasil, os panamenhos visitam centrais de inseminação artificial e ainda duas fazendas brasileiras onde o brahman é selecionado, a Querença e a Santanna, ambas na BR-050.
O protocolo sanitário assinado pelo governo Panamenho e o governo Brasileiro, durante a ExpoZebu 2008, permite a exportação de material genético (sêmen e embriões) bovino brasileiro desde então.
As informações são do Jornal de Uberaba, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.