As exportações de carne bovina ao sudeste da Ásia e Grande China pelos principais fornecedores do mundo mostraram diferentes tendências durante o período de janeiro a outubro, informou o Meat and Livestock Australia (MLA).
As exportações de carne bovina ao sudeste da Ásia e Grande China pelos principais fornecedores do mundo mostraram diferentes tendências durante o período de janeiro a outubro, informou o Meat and Livestock Australia (MLA).
O MLA disse que direcionados diretamente pela forte demanda na região e maior oferta disponível para exportações, os envios da Austrália, Estados Unidos, Canadá e Índia aumentaram em comparação com os 12 meses anteriores. Ao mesmo tempo, os volumes exportados pelo Brasil e pela Nova Zelândia à região caíram.
As exportações de carne bovina da Índia à região durante os 12 meses até abril de 2011 (últimos dados disponíveis) aumentaram 11% em relação ao ano anterior, para 248.691 toneladas.
As exportações de carne bovina dos Estados Unidos à região durante os primeiros nove meses de 2011 foram assistidas pelo fraco dólar dos Estados Unidos e aumentaram 17% com relação ao ano anterior, para 100.703 toneladas. Os Estados Unidos enviaram cerca de 15% de suas exportações totais de carne bovina à região do sudeste da Ásia e Grande China nesse período.
As exportações canadenses de carne bovina à região durante o período de janeiro a setembro de 2011 aumentaram 17% com relação ao ano anterior, para 16.592 toneladas, apesar de terem ficado relativamente baixas em comparação com os envios de outros países.
As exportações brasileiras de carne bovina à região durante janeiro a outubro caíram 8% com relação ao ano anterior, para 70.108 toneladas, diretamente influenciadas pelos altos preços e pela forte demanda doméstica brasileira. Cerca de 10% das exportações brasileiras de carne bovina foram enviadas à região do sudeste da Ásia e Grande China durante esse período.
Após um aumento de 5% nos envios australianos à região até outubro de 2011, para 114.073 toneladas, as exportações de carne bovina australiana ao sudeste da Ásia e Grande China durante as primeiras quatro semanas de novembro se mostraram fortes, totalizando quase 15.000 toneladas. À medida que os compradores se preparam para um período de alto consumo, o comércio de carne bovina australiana na região deverá alcançar um novo recorde em 2011.
Fonte: MLA, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.