A Câmara da Indústria e Comércio de Carnes da República Argentina (CICCRA) informou que as perdas em função da febre aftosa superam os US$2,459 milhões. O presidente da entidade, Miguel Schiariti, completou que a conseqüente desvalorização do rebanho deve ser somada a “uma perda de US$500 milhões anuais em termos de exportação de carne”.
De acordo com o relatório mensal emitido pela CICCRA, em outubro as perdas foram ainda mais acentuadas devido aos problemas envolvendo inundações. A queda global no preço do gado, no Mercado de Liniers, foi de 22,2% no último ano e, em algumas categorias, como novilhos, a queda atingiu valores de 25,9%.
A CICCRA informou que em outubro, foram comercializadas 238,169 mil cabeças, o que representou um aumento de 22% em relação a setembro e 36,6% em relação ao mesmo período de 2000. No entanto, em outubro, o preço médio do gado sofreu uma queda de $0,672 pesos por quilo de peso vivo, em relação ao mesmo mês de 2000, ou o equivalente a uma redução de 22,5%. Ao longo do ano, a categoria menos afetada foi a dos bezerros, com uma queda de 4,8%, uma vez que este segmento de mercado é regido pela demanda de consumo e não diretamente pelos preços de exportação.
Por outro lado, o índice de preços para o consumidor de carne bovina sofreu uma redução de 1,8% no mês de setembro, quando alimentos e bebidas cederam em 0,1% e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), no geral, sofreu também queda de 0,1%. Entre setembro de 2000 e o mesmo mês deste ano, o preço dos cortes dianteiros caíram 6,3% e dos cortes traseiros, 7,9%.
Fonte: AmbitoWeb, adaptado por Equipe BeefPoint