Síntese Agropecuária BM&F – 17/10/02
18 de outubro de 2002
Mato Grosso começa terceira etapa de vacinação antiaftosa
22 de outubro de 2002

Pantanal oferece touros com garantia de qualidade genética

Pela primeira vez na história da pecuária sul-matogrossense, produtores do Pantanal unem-se para oferecer ao mercado touros LA com garantia de qualidade genética. Batizado de GMP, o Grupo Melhoradores do Pantanal conta com o respaldo da seleção nelore de criadores renomados como Família Mauro Borges, Pecuária Novo Horizonte, Fazenda Monjolo, Fazenda Andorinha e Fazenda Monte Alto.

De acordo com o responsável técnico pelo GMP, veterinário Armando Pereira da Silva, os reprodutores ofertados têm de ser obrigatoriamente crioulos das fazendas integrantes do grupo e nunca um animal de compra. “Além dessa exigência, para que o reprodutor receba a marca GMP, fazemos avaliação zootécnica (na qual o animal precisa se enquadrar aos padrões raciais do nelore), do potencial reprodutivo (exame andrológico) e de funcionalidade, já que o touro precisa estar apto a percorrer grandes distâncias no trabalho a campo. Deve também apresentar bons aprumos, umbigo correto e todas as características que façam dele, além de um reprodutor melhorador, um touro adaptado à região pantaneira”, descreve.

Todos os animais ofertados têm idade entre 22 e 30 meses. Touros de 24 meses devem apresentar circunferência escrotal (CE) e peso mínimos de 30 cm e 450 kg, respectivamente. Já os reprodutores com 30 meses de idade devem ter, no mínimo, 32 cm de CE e 480 kg.

Leilões

No 1º leilão GMP, realizado dia 5 de setembro, em Rio Verde, houve 100% de liquidez. Foram vendidos 55 touros nelore padrão e mocho ao preço médio de R$ 2,6 mil. Animados com o sucesso, os integrantes do grupo preparam o segundo remate. Será no dia 25 de outubro, às 20h, no tattersal do Parque de Exposições de Coxim, MS. Serão ofertados 60 reprodutores nelore e nelore mocho LA.

Fonte: Correio do Estado/MS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.