A cidade paraense de Santarém sedia hoje, o lançamento oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado. A iniciativa, que envolve a participação da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (ADEPARÁ), Delegacia Federal de Agricultura (DFA/PA) e Federação da Agricultura do estado (FAEPA), se estenderá até o fim de novembro, com previsão de cobertura vacinal para 100% do rebanho bovino e bubalino.
No dia 6, a campanha será lançada no município de Castanhal, onde será promovido um seminário com a participação de lideranças regionais para discutir formas de intensificação do combate e erradicação da doença.
Segundo o delegado federal de agricultura no estado, Moisés Moreira dos Santos, o Pará foi dividido em três áreas para efeito de vacinação. A área 1, formada por 43 municípios das regiões sul e sudeste já é considerada livre da doença com vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e aguarda o reconhecimento da OIE. A área 2 (no nordeste do estado), com 60 municípios, é considerada de risco médio e a área 3 (com 16 municípios, no Baixo Amazonas) de alto risco.
Só a Ilha de Marajó, que faz parte da área 3 e cujo rebanho foi vacinado entre 15 de agosto e 30 de setembro últimos, não participará desta vacinação.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint