Farelo proteinoso de milho – Parte 1
29 de novembro de 2001
Governo aguarda posição russa sobre importação de carne suína do sul
3 de dezembro de 2001

Para onde está indo meu dinheiro?

Tenho recebido e-mails me questionando sobre os artigos em que falo sobre Balanço Patrimonial. A questão colocada é:

– Há necessidade de se fazer o Balanço Patrimonial para produtores rurais, pessoa física?

A Gestão econômico-financeira de qualquer atividade, seja através de pessoa física ou jurídica, exige não só o Demonstrativo de Resultados, como também, o Balanço Patrimonial.

O Demonstrativo de Resultados é a esquematização de tudo que a atividade proporciona de renda e tudo que exige de despesas. Pode ser representada por dois quadrados, um sobre o outro.

Um relatório de Demonstrativo de Resultados mensal poderá auxiliar na resposta a uma questão difícil. Para onde esta indo o meu dinheiro? A maioria das pessoas consegue se lembrar de suas maiores despesas. Entretanto, costumamos não dar muita importância aos gastos pequenos, porém diários, que vão se acumulando até o final do mês.

Já o Balanço Patrimonial retrata a situação financeira de uma pessoa ou empresa, em uma data determinada, por exemplo 31 de dezembro de 2001. Neste momento, são apurados todos os bens e direitos, os ATIVOS, bem como todas as obrigações, os PASSIVOS. O Balanço Patrimonial pode ser feito a qualquer instante e serve para se comparar com a data base estipulada, analisando a evolução da situação patrimonial, sua RIQUEZA.

Portanto, contabilmente o Balanço Patrimonial serve para determinar a quantidade monetária de ATIVOS em relação à quantidade monetária de PASSIVOS para se saber a quantidade monetária de RIQUEZA que se possui. Pode ser representado por dois quadrados também. Só que agora, por estar relacionado com equilíbrio, eles estão lado a lado.

A RIQUEZA, ou seja o Patrimônio Líquido, é a diferença entre o que se tem de ATIVOS e PASSIVOS.
Para se ter uma evolução positiva do Patrimônio Líquido, é necessário o aumento progressivo dos ATIVOS em relação aos PASSIVOS.

Procure apurar seu Balanço Patrimonial uma vez por ano. A data mais propícia é junto com a declaração do Imposto de Renda. Nesta época, todos os papéis estão nas mãos, facilitando muito a tarefa.

Procure fazer um Balanço Patrimonial e um Relatório de Demonstrativo de Resultado do período de forma bem simplificada. Se você começar a detalhar demais esses instrumentos, começará a se aborrecer com eles. Mantenha a simplicidade e a objetividade.

A confecção do primeiro Balanço Patrimonial é o mais difícil. Tenha certeza que o esforço inicial será muito bem recompensado.

Bibliografia Consultada:

Halfeld, Mauro, Investimentos: Como administrar melhor seu dinheiro

Os comentários estão encerrados.