Ainda há muita falta de entendimento e excesso de desconfiança entre produtor e indústria – Fabiano Tito Rosa (Profissional da Indústria Frigorífica)
8 de dezembro de 2013
EUA: previsão de frio extremo ameaça a pecuária
8 de dezembro de 2013

Para ter sucesso na pecuária de corte o profissional precisa integrar diversas áreas para que possa planejar suas ações – Luis Felipe Prada e Silva (Professor-Pesquisador)

BeefPoint lança seu prêmio mais importante do ano para reconhecer e celebrar quem faz a diferença na pecuária de corte brasileira.

Nosso trabalho é focado em 3 pilares: conhecimento, relacionamento e inspiração. Tudo isso com foco em uma pecuária mais moderna, lucrativa e eficiente. Realizar um prêmio que seja uma festa e uma homenagem a essas pessoas especiais da pecuária de corte é a melhor maneira que encontramos para trazer inspiração a todos os envolvidos na cadeia da carne. Celebrar e destacar os bons exemplos é o caminho que encontramos e por isso estamos fazendo o Prêmio BeefPoint Brasil 2013.

A premiação será durante nosso maior evento de 2013, o BeefSummit Brasil, que vai reunir mais de 1.000 pessoas em Ribeirão Preto, SP, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013.

A cerimônia de entrega dos prêmios e divulgação dos ganhadores será no final do dia 10 de dezembro, após as palestras e antes do coquetel com Chopp Pinguim e degustação de carnes especiais.

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.

Confira abaixo a entrevista com Luis Felipe Prada e Silva, um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Brasil, na categoria Professor-Pesquisador.

DSCN1620

Luis Felipe é pesquisador da USP e coordenador do Laboratório de Pesquisas em Gado de Corte em Pirassununga, onde desenvolve pesquisas aplicadas visando o avanço da pecuária nacional e a melhor remuneração financeira do pecuarista. Em parceria com sua equipe, desenvolve há quatro anos um sistema de ciclo completo baseado em alta lotação de pastagens no verão e alimentação econômica no período seco, que garante remuneração competitiva frente aos lucros obtidos pela produção de soja ou cana-de-açúcar, de modo que o pecuarista não precisa mudar de ramo e/ou atividade para pagar suas contas.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do Brasil hoje?

Luis Felipe: São vários, mas poderia citar o desafio de aumentar a produtividade de carne por área, o que implica em mudanças do sistema de produção, treinamento de mão de obra, financiamento a baixo custo para investimentos, e compra de insumos a preços compatíveis.

BeefPoint: O que o setor poderia, deveria fazer para aumentar sua competitividade no Brasil?

Luis Felipe: Possuir melhor organização por meio do fortalecimento de associações de produtores que garanta representatividade política e centralização de ações de desenvolvimento do setor e melhor difusão de tecnologias. Estamos tendo o exemplo no futebol do Bom Senso F.C. que mostra como a organização dos interessados pode levar à obtenção de resultados surpreendentes.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Luis Felipe: Uma das decisões acertadas de minha vida profissional foi transitar pelos vários campos do conhecimento, uma vez que para ter sucesso na pecuária de corte o profissional precisa integrar diversas áreas de forma a melhor planejar suas ações. Ser agrônomo, pertencer ao Departamento de Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária exemplifica esta integração de conhecimentos.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Luis Felipe: Quando um professor desiste de algum aluno, joga a toalha, ele está errado. As vezes que fiz isso eu errei.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Luis Felipe: Acreditei nas pessoas e dediquei mais tempo ao treinamento da equipe.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Luis Felipe: Meus planos são de aprofundar as pesquisas em novas áreas do conhecimento que possam trazer benefícios diretos à cadeia pecuária

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Luis Felipe: Garantir uma melhor remuneração do pecuarista de forma que todos possam viver dignamente da produção de carne bovina.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Luis Felipe: Para mim, todos que conseguem viver da pecuária são dignos de admiração.

BeefPoint: Por que você acha que foi finalista do Prêmio BeefPoint Brasil?

Luis Felipe: Pelo trabalho desenvolvido com produção intensiva e econômica de gado de corte, com a formação de recursos humanos e pela divulgação de resultados científicos com publicações e dias de campo realizados na USP de Pirassununga.

DSCN0426

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Luis Felipe: Que todos os envolvidos com o meio rural são especiais e merecem toda a atenção e apoio por parte da sociedade, visto o papel importantíssimo que desempenham. A Universidade de São Paulo está ciente da importância do setor de pecuária e busca devolver à sociedade, através da divulgação do conhecimento científico, todo o investimento que nela é feito.

BeefSummit Brasil

Data: 10 e 11 de Dezembro de 2013
Local: Centro de Convenções Ribeirão Preto (CCRP)
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 999, Ribeirão Preto – SP
Site do evento

Os comentários estão encerrados.