O diretor da Câmara Paraguaia de Carne, Arsênio Vasconcellos, disse que o bloqueio imposto pelo Brasil e Argentina ao Paraguai está causando grandes danos para a economia do país. O maior prejuízo está sendo causado pelo fechamento da exportação para o Chile, via Argentina, que já impediu o envio de 350 mil quilos de carnes, representando um prejuízo de cerca de 1,5 milhão de dólares.
Os empresários do setor pecuário esperam que o governo paraguaio tome medidas rápidas para resolver a questão. Para Vasconcellos, caso a Argentina não libere as suas estradas para a exportação de carne paraguaia para o Chile, aí poderá se dizer que o caso não é apenas técnico-sanitário, mas um problema político, econômico e comercial.
Segundo a Câmara de Carne do Paraguai, o governo chileno informou que não existem obstáculos em receber a carne bovina oriunda do Paraguai. Por isso, Vasconcellos disse esperar que a Argentina seja mais sensível e que libere suas estradas para essas exportações.
As fronteiras do Paraguai com o Brasil e Argentina estão fechadas em virtude da suspeita de que existam focos de febre aftosa em uma propriedade localizada na cidade de Corpus Christi, no departamento de Canindeyú, próximo à divisa com o município de Sete Quedas, em Mato Grosso do Sul.
Fonte: Correio do Estado/MS (por Edílson José Alves), adaptado por Equipe BeefPoint