Maria Lucia Abreu Pereira recebe prêmio
3 de dezembro de 2004
Brasil espera decisão russa sobre embargo
7 de dezembro de 2004

Paraguai amplia prazo de vacinação contra aftosa

O Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) do Paraguai decidiu ampliar o período de vacinação contra a febre aftosa que se iniciou no início do mês passado. O documento explica que esta determinação foi tomada devido às intensas chuvas que castigaram as amplas zonas de produção nas últimas semanas.

Esses inconvenientes ocasionaram atrasos em várias regiões do país. O Senacsa decidiu ampliar a operação sanitária até dia 15 deste mês. O registro da vacinação se estenderá até o próximo dia 28. A vacinação está sendo realizada, atualmente, nos seguintes departamentos do Paraguai: Alto Paraguay, Concepción, San Pedro, Amambay, Canindeyú, Alto Paraná e Central. A vacinação no resto do país será realizada no início do ano que vem.

Até o começo desta semana, o Senacsa tinha confirmado a imunização de 70% de todo o rebanho, estimado em 9,5 milhões de cabeças de bovinos. A ampliação do período foi solicitada pela Associação Rural do Paraguai (ARP).

As operações de vacinação são realizadas de forma fiscalizada no Paraguai, através de comissões de saúde animal, integrada por pecuaristas e funcionários governamentais. A vacinação é organizada e controlada por estes organismos. O objetivo do serviço sanitário é imunizar 100% do rebanho.

Fonte: ABC.com.py, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.