Um comboio de três caminhões transportando 94 bovinos que saiu da fronteira seca entre Mato Grosso do Sul e Paraguai foi apreendido no final da tarde de terça-feira num posto de controle na região de Salto del Guairá, sob suspeita de contrabando.
O caso ganhou mais repercussão porque o lote era procedente de uma área onde está sendo feito o controle sanitário devido aos focos de febre aftosa. O transportador do gado estava com as guias de transporte emitidas pelo Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa), mas não apresentou os documentos de origem dos animais.
O que chamou a atenção dos funcionários do Departamento de Delitos Econômicos da Policia Nacional e de fiscais era que os animais apresentavam até quatro marcas diferentes, uma em cima da outra, e quase ilegíveis em alguns casos. As guias de transporte estavam preenchidas à mão.
O fiscal Ramón Trinidad Zalaya destacou que era estranho que o serviço veterinário paraguaio tenha expedido as guias de translado de animais procedentes de uma região de Mato Grosso do Sul que tenta acabar com a febre aftosa. A notícia é do jornal Correio do Estado/MS.