O Paraguai é hoje o 8o exportador mundial de carne bovina e a Associação Rural do Paraguai (ARP) projeta um crescimento sustentado do setor pecuário, prevendo um aumento de 94% dos abates até 2020.
O Paraguai é hoje o 8º exportador mundial de carne bovina e a Associação Rural do Paraguai (ARP) projeta um crescimento sustentado do setor pecuário, prevendo um aumento de 94% dos abates até 2020.
Em 2013, a pecuária paraguaia abateu 2,2 milhões de bovinos e 73% da carne produzida foi destinada à exportação, enquanto que o resto se utilizou no mercado interno, segundo estatísticas da ARP.
Para completar a totalidade do produto destinado ao exterior, foram abatidos 1,6 milhão de bovinos no ano passado, que produziram cerca de 192.000 toneladas de carne pelo embarque e 228.000 toneladas de carne bovina peso carcaça, informou o engenheiro, Carlos Pedretti, diretor do escritório de registros da associação pecuária.
Estima-se que em 2014, os frigoríficos paraguaios superem um abate de 4,2 milhões de cabeças; desse volume, 3,1 milhões de cabeças serão destinadas aos mercados de exportação e 1,1 milhão serão consumidas no abastecimento do mercado doméstico.
Segundo estimativas da ARP, o setor pecuário triplicará suas receitas com exportações até 2020 e gerará cerca de US$ 4 bilhões.
Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.