Mercado Físico da Vaca – 27/01/10
27 de janeiro de 2010
Mercados Futuros – 28/01/10
29 de janeiro de 2010

Paraguai espera melhora nas exportações em 2010

O ano de 2010 começou com perspectivas muito boas de melhoria para o setor exportador de carne, de acordo com a situação de abertura dos países compradores desse produto, disse o presidente da Câmara Paraguaia de Carne (CPC), Korni Pauls. "Já não estamos na incerteza do ano passado, passou a crise financeira. Hoje, os mercados de carne estão todos abertos e comprando", disse ele.

O ano de 2010 começou com perspectivas muito boas de melhoria para o setor exportador de carne, de acordo com a situação de abertura dos países compradores desse produto, disse o presidente da Câmara Paraguaia de Carne (CPC), Korni Pauls. “Já não estamos na incerteza do ano passado, passou a crise financeira. Hoje, os mercados de carne estão todos abertos e comprando”, disse ele.

“O Chile é um bom comprador atualmente. A Rússia também novamente já distribuiu as cotas e já se pode fazer negócios com esse grande país. As férias de inverno terminaram na Europa e começam os pedidos de carne”.

Ele disse que a conjuntura atual do mercado mundial de carne anima a Câmara e leva a crer que as perspectivas são melhores que as do ano passado. Além disso, a demanda pelo produto paraguaio deve aumentar. Ele disse que a maior incerteza para o setor segue sendo a volatilidade da cotação do dólar. “Há umas quatro semanas, os níveis do dólar com relação ao guarani (moeda paraguaia) estão disparando a diferentes lados e não se sabe como vai terminar”.

Ele disse que o dólar é um fator muito importante na estrutura de custos dos frigoríficos, porque se compra toda a matéria-prima em guaranis e 80% a 90% do faturamento dessas empresas são em dólar.

Segundo o último informe do Banco Central do Paraguai (BCP), a exportação de carne bovina refrigerada aumentou em 2009 em 17% e a de carne bovina congelada diminuiu em 22,4%. Um aumento interessante ocorreu no setor de couros curtidos, cujas exportações aumentaram em 4,6%, mediante considerável recuperação em dezembro, enquanto os produtos processados em couro sofreram uma baixa de 36% com relação às exportações de 2008.

De acordo com dados do Serviço Nacional de Saúde Animal do Paraguai (Senacsa), o volume de exportação de carne aumentou em 2009 em 4,06% em comparação com o de 2008, enquanto em valor, houve uma queda de 13,1% com relação a 2008, segundo dados registrados até novembro de 2009.

A reportagem é do ABC Color Digital, traduzidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.